Vasco Cordeiro quer salvaguardar e melhorar os rendimentos dos produtores Açorianos, diminuindo os custos de contexto e valorizando a produção regional.
O Presidente do PS/Açores falava aos jornalistas, esta madrugada numa exploração que conta com mais de uma centena de vacas em produção, no concelho da Povoação.
Vasco Cordeiro salientou o percurso que a Região já fez ao longo dos anos, no sentido de “criar condições para reforçar a competitividade das explorações agrícolas, através da diminuição dos custos de produção”, com “investimentos no abastecimento de água, de eletricidade e nos caminhos agrícolas”.
O líder dos socialistas Açorianos destacou que “os Açores têm vantagens competitivas no setor leiteiro, em relação à agricultura que é praticada no resto do país ou noutras partes da Europa”, uma vez que os animais, maioritariamente, “passam o dia na pastagem”.
Vasco Cordeiro saudou a “forma exemplar como os produtores de leite regionais superaram os desafios ao longo dos anos, “quer em quantidade, quer em qualidade”.
O Presidente do PS Açores considerou que o “principal desafio que a atual conjuntura do setor leiteiro ao nível europeu atravessa não se coloca ao nível da produção, mas sim ao nível do escoamento e da comercialização”, apesar de ser o produtor “aquele que mais sente o impacto dessa conjuntura”.
Vasco Cordeiro lembrou ainda que o Governo dos Açores de responsabilidade socialista “criou medidas num montante superior ao montante que a União Europeia destinou a todo o nosso país, em termos de ajudas ao setor leiteiro”, assegurando que “é nesse sentido que devemos continuar, reforçando”.
O Presidente do PS/Açores relevou que o setor agrícola acaba por dar um “contributo fundamental” também para o setor turístico e destacou que a “transformação do setor em relação aquilo que se vivia há 20, há 30 ou há 40 anos atrás é do dia para a noite, é muito significativa, mas é sobretudo também um sinal de que não podemos parar de melhorar cada vez mais o maneio animal, a alimentação, a genética, por exemplo.
Questionado pelos jornalistas sobre as suas raízes familiares ligadas à pecuária, Vasco Cordeiro referiu ter "muito orgulho nas minhas raízes e tenho, sobretudo, muito respeito por quem faz desta a sua vida, sem domingos, sem feriados, com chuva, com sol".
FOTOGALERIA