O Presidente do PS/Açores anunciou esta quarta-feira que pretende lançar, caso os Açorianos depositem a sua confiança no PS nas eleições regionais do próximo domingo, um programa de apoio à conversão de contratos de trabalho a prazo em contratos sem termo, como medida concreta de combate à precariedade.
Vasco Cordeiro falava perante centenas de apoiantes, num comício, na Vila da Povoação.
Vasco Cordeiro realçou os resultados conseguidos pela Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial na corrente legislatura, referindo-se à diminuição da taxa de desemprego de 18% em 2014 para 11% em 2016 e realçando que a Região tem o mais baixo número de desempregados inscritos nas agências de emprego desde 2011, com um aumento das ofertas de emprego superior a 200%, quando comparados os meses de agosto de 2015 e 2016.
Mostrando-se inconformado com estes resultados, o Presidente do PS/Açores assumiu o compromisso de continuar a lutar pela “criação de um emprego mais seguro, menos precário e melhor remunerado. Vasco Cordeiro apontou, ainda, a aposta na qualificação dos trabalhadores Açorianos, uma vez que “quanto mais qualificados, melhores condições terão de ter um emprego mais seguro e melhor remunerado”.
O líder dos socialistas Açorianos lembrou que “muitos e muito exigentes foram os desafios que os Açorianos tiveram de ultrapassar nos últimos quatro anos” e que “o PS tudo fez para ajudar os Açorianos a ultrapassar o mais rapidamente possível esta crise que nos bateu à porta”, numa estratégia assente em “alicerces” como a “reforma do transporte aéreo, com a diminuição do preço das passagens dos Açores para o exterior e também interilhas, a criação de um quadro propício aos investimentos, com a aposta na aquicultura, na economia das novas tecnologias e até com o programa de promoção do sucesso escolar, Prosucesso”.
Vasco Cordeiro assegurou que este Governo dos Açores “tudo fez para honrar os compromissos assumidos para com os Povoacenses”, exemplificado com o caso da ligação entre as Furnas e a Povoação, em que manifestou o seu desejo de que “essa obra já estivesse a decorrer”, adiantando que, ao longo dos últimos quatro anos “concluiu-se o projeto, fez-se um estudo de impacto ambiental”, estando agora reunidas as condições para que “essa obra possa entrar em concretização logo no início da próxima legislatura”.
Também a obra no Porto da Ribeira Quente deverá “entrar em fase de execução no início da próxima legislatura”, após “um trabalho aturado que envolveu também a própria Junta de Freguesia” e que “avaliou todas as soluções possíveis”, sublinhou.
O Presidente do PS/Açores destacou também as recentes melhorias feitas à Escola da Povoação, para que “alunos, professores e funcionários possam cumprir melhor o seu papel e contribuir para melhorar o futuro do concelho da Povoação”.
O líder dos socialistas Açorianos anunciou que pretende criar um Plano Integrado para o Vale das Furnas, de forma a “valorizar os recursos hídricos daquela que é uma das maiores hidrópoles do mundo”.
“O concelho da Povoação tem potencialidades, em especial no Vale das Furnas, no âmbito do turismo de bem-estar. É preciso rentabilizar aquele que é um recurso próprio, para se poder definir as medidas que possam ajudar na criação de riqueza e de emprego”, preconizou o líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro.