O Secretariado Regional do PS/Açores, reunido sábado, em Ponta Delgada, procedeu à análise dos resultados das Eleições Regionais do passado dia 16, congratulando-se com a expressiva renovação da confiança dos Açorianos no Partido Socialista e na sua capacidade de governar, com estabilidade e rigor.
A significativa vitória do PS nas últimas Eleições Regionais, além de um reconhecimento do trajeto de superação e recuperação que fomos capazes de realizar em parceria com os Açorianos nos últimos quatro anos, é também uma responsabilidade acrescida para o futuro, que o Partido Socialista saberá respeitar, em diálogo com as oposições e na procura das soluções que melhor reflitam a vontade coletiva dos Açorianos.
Os resultados eleitorais são também prova de que, em democracia, o que conta é a vontade soberana dos eleitores. A qualidade de uma governação não depende do passar do tempo, mas sim dos seus resultados e da forma como for capaz de interpretar, a cada momento, as aspirações dos cidadãos a quem serve.
O Secretariado Regional do PS/Açores reconhece, contudo, que a abstenção verificada nas Regionais do passado dia 16 merece uma reflexão profunda, assim como responsável, e deve dar origem a uma atitude proativa dos vários agentes envolvidos no processo democrático. O PS fará a sua parte e, nesse sentido, o Secretariado Regional incumbiu o Grupo Parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa da Região Autónoma para, com a maior brevidade, diligenciar para que se proceda a um estudo cientificamente fundamentado da abstenção eleitoral nos Açores, procurando estabelecer com rigor a sua componente técnica e as razões que a determinam. Paralelamente, o Partido Socialista definirá um conjunto de propostas legislativas com vista, entre outros propósitos, à implementação de um sistema eficaz de votação em mobilidade.
No que diz respeito à legislatura que agora se inicia, o Secretariado Regional do PS/Açores deliberou submeter à aprovação do Grupo Parlamentar as candidaturas de Ana Luísa Luís para Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de Dionísio Faria e Maia para Vice-Presidente e de Bárbara Chaves para Secretária da Mesa. Quanto à Presidência do Grupo Parlamentar do PS no Parlamento, o Secretariado Regional Socialista decidiu propor André Bradford.
Foi igualmente objeto de análise a preparação do processo eleitoral para as Autárquicas do próximo ano, ato eleitoral em relação ao qual o PS/Açores está fortemente mobilizado e empenhado em consolidar a sua presença autárquica, reforçando a boa governação e o vínculo de proximidade com os Açorianos.