O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores constata que o desconhecimento revelado pelo deputado do PCP Açores, sobre determinadas matérias, o leva a faltar à verdade e a produzir notícias falsas. Desta vez acontece em relação ao escoamento de pescado da ilha das Flores e, por isso, os deputados socialistas entendem que é urgente esclarecer o que realmente aconteceu.
Manuel Pereira lembra que “o transporte de passageiros e cargas na SATA tem regras” e que é necessário “reservar o transporte de mercadorias atempadamente, para permitir que a transportadora possa utilizar o equipamento adequado, tal como já aconteceu no passado dia 11 de novembro”. Aliás, o deputado socialista Manuel Pereira que tem acompanhado todo o processo desde terça-feira, e que inclusive esteve na lota a assistir ao leilão, teve oportunidade de esclarecer não só os pescadores de Santa Cruz e de Ponta Delgada, como também os compradores.
O parlamentar Manuel Pereira confirma que os pescadores “ficaram preocupados” mas garante que nesse próprio dia, “em colaboração com a Associação de Pescadores e os Compradores, a SATA confirmou o transporte até Lisboa no voo de amanhã [quinta-feira]”, uma decisão que foi aceite por todos.
O deputado Manuel Pereira entende que também é preciso repor a verdade quanto a certos factos que constam do comunicado de João Paulo Corvelo já que, “ao contrário do que afirma o PCP, com a garantia dada pela SATA, o preço do pescado atingiu um dos valores mais elevados em Lota este ano. Só esta quarta-feira foram leiloados 1.590 quilos pelo valor de 36.448,01€, tendo o goraz de primeira atingido o preço de 30,50€/KG”. O Partido Socialista nas Flores sempre esteve, e estará, disponível para apoiar o setor das pescas, que é um dos mais importantes para a economia da ilha, salientou Manuel Pereira.