O Presidente do Governo dos Açores afirmou, este sábado, em Ponta Delgada, que Mário Soares foi “um gigante do século XX português”, salientando que o seu falecimento constitui uma “perda incalculável” para o país.
“A importância da figura do Dr. Mário Soares torna este momento numa perda incalculável para o nosso país, pelos valores que defendeu antes e depois da Democracia em Portugal, pela forma como se comprometeu com esse combate e pelo impacto que teve, também, no moldar do Portugal democrático”, reconheceu Vasco Cordeiro.
“Todos estes factos tornam o Dr. Mário Soares um gigante do século XX português”, frisou o Presidente do Governo, que apresentou, em seu nome e em nome do Governo dos Açores, sentidas condolências à família do antigo Presidente da República “nesta hora de luto e de dor”.
A importância de Mário Soares tem, também, aspetos que dizem diretamente respeito às Autonomias Regionais, destacou o Presidente do Governo, ao recordar que foi sob a “liderança do Dr. Mário Soares que o Partido Socialista, maioritário na Assembleia Constituinte, aprovou, na Constituição, este modelo de descentralização política”.
“Essa importância é algo que também diz muito aos Açorianos e aos Madeirenses”, disse Vasco Cordeiro.