A Secção de Rabo de Peixe do Partido Socialista considera que o ano de 2016 foi muito positivo para a política nacional e regional. Os Açorianos confiaram uma vez mais no PS e deram uma inequívoca vitória a Vasco Cordeiro, garantindo, assim, o rumo de melhorias e conquistas, algo a que o PS nos habitou nos últimos 20 anos.
O ano passado foi sinónimo de renovação dos órgãos sociais na secção de Rabo de Peixe do Partido Socialista e de aumento do número de militantes, mas o facto é que a vida política na nossa Vila fica marcada pela total falta de compromisso, empenho e insensibilidade política do poder local, quer seja o executivo da Junta de Freguesia, quer o da Câmara Municipal do PSD.
Durante 2016, e à semelhança dos três anos anteriores, o presidente da junta de freguesia não fez mais do que “passar” para a comunicação social ideias e projetos que nunca viram a luz do dia. Falou-se num Roteiro Turístico incluído num suposto Plano Turístico que nunca se viu. Mais, o único registo por parte da junta de freguesia para potenciar o turismo passa pelo oportunismo de aproveitar o trabalho já efetuado por associações que, com muito sacrifício e voluntariado, dignificam Rabo de Peixe.
Uma Vila que quer atrair turistas não pode apresentar imagens degradantes junto às obras de artes do famoso artista “Vhils” (muito visitadas); não pode consentir que uma roulote continue estacionada na avenida à entrada do porto de pescas e que contribui para uma imagem negativa da nossa terra, quer pela poluição ambiental que ali se regista, quer pelo impacto social nefasto para a comunidade jovem local.
A falta de sensibilidade política estão registados em fotos, publicadas numa rede social, dos senhores presidentes de junta e da câmara municipal a, supostamente, limparem a praia de Santana, quando vários locais na nossa vila são alvo de verdadeiros atentados ambientais e sobre os quais, simplesmente, nada é feito.
Os jovens da nossa comunidade foram esquecidos pela Câmara Municipal da Ribeira Grande quando, durante anos, nada foi feito para abrir o bar do clube naval e quando o fez, em julho de 2016, canalizou a receita da renda do espaço para sua edilidade, desrespeitando os sócios do clube, os jovens campões de Bodyboard desta comunidade e os acordos estabelecidos pelo projeto “Velhos Guetos Novas Centralidades”, até então mantidos pelos anteriores executivos camarários.
Mais, o PSD que várias vezes repetiu “querer virar a Ribeira Grande para o mar”, além de não apoiar o único Clube Naval do concelho, desvaloriza aquela que é a maior comunidade piscatória dos Açores ao agendar a Feira Quinhentista de 2016 para a data do Festival do Caldo de Peixe, prejudicando a própria comunidade.
Em todas estas situações, nem uma palavra da junta de freguesia para defender a sua terra, mantendo um silêncio eleitoral oportunista. Pior mesmo, foi a situação do campo de futebol. Uma autêntica falta de respeito para com os rabopeixenses, em particular para com o Clube Desportivo de Rabo de Peixe que durante meses, quiçá anos, deixará de poder contar com o espaço para treinar e jogar. Pelos vistos, o fracasso do processo conduzido pela autarquia e junta de freguesia junto da Cofaco comprova a ausência de sintonia entre os intervenientes, incompetência administrativa e manifesta preocupação com a posição política, em detrimento do bem comum. Esta situação revela, claramente, como Rabo de Peixe, e o nosso concelho, têm sido governados nos últimos anos.
Não se pode continuar a “puxar” Rabo de Peixe para baixo através do aproveitamento, que o PSD faz, dos mais desfavorecidos. Não podemos continuar a distribuir “presentes” com objetivos eleitoralistas e a não responsabilizar quem prevarica; Não basta inaugurar uma estátua que nada tem a ver com os pescadores de Rabo de Peixe; Não basta colocar enfeites de natal e fazer um cortejo alegórico anual; Não basta prometer aos pescadores um espaço coberto para preparação das artes; Não basta prometer um “Forno Comunitário”.
É preciso cumprir, é preciso “puxar” Rabo de Peixe para cima e é isso que, em 2017, a Secção de Rabo de Peixe do Partido Socialista fará tudo o que estiver ao seu alcance, dentro dos seus limites e recursos, para evitar que “este desnorte” da junta de freguesia continue a prejudicar a Vila de Rabo de Peixe e as suas gentes, porque nós merecemos Mais e Melhor.