“Com este intercâmbio aprendi, principalmente, como é que os deputados defendem as suas ideias na Assembleia, que é muito importante fazer novas amizades e conhecer outras culturas e costumes”. A afirmação é de Natacha Botelho, uma de quatro alunos do Clube Europeu da Escola Básica Integrada dos Arrifes, que teve oportunidade de visitar a Assembleia da República num âmbito de uma deslocação a semana passada a Lisboa.
Os estudantes, que se fizeram acompanhar por dois professores, assistiram a uma sessão plenária e foram recebidos pelos deputados socialistas eleitos pelos Açores, Carlos César, Lara Martinho e João Castro. “Sem sombra de dúvida o que mais gostei em toda a viagem foi a visita à Assembleia da República”, atestou Dalila Massa. “É muito bom poder mostrar o nosso trabalho que por vezes parece tão distante, sobretudo a alunos tão interessados e bem informados”, retribuiu, por seu turno, o deputado João Castro.
O grupo visitou ainda vários locais emblemáticos da cidade de Lisboa, tais como o Oceanário de Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos Coches e Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
“Esta viagem a Lisboa marcará para sempre estes jovens da EBI dos Arrifes, não só pela descoberta dos lugares mágicos que a capital portuguesa encerra, mas sobretudo pela aprendizagem que fizeram ao nível do conhecimento e da cidadania, da pluralidade e da representatividade democrática, tão necessários para a construção do futuro”, concluiu o professor José Carlos Pereira, que acredita que os objetivos de colocar os alunos “em ações de diálogo estruturado com os decisores políticos” foi totalmente conseguido.