O dirigente socialista, Lúcio Rodrigues, foi o representante do PS/Açores no XV Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que decorreu no fim de semana passado, na Cidade da Praia, sob o lema "Por um PAICV mais forte, por um Cabo Verde mais justo”.
Lúcio Rodrigues realçou a “importância deste congresso, marcado pelos ideais de esquerda que PS/Açores advoga convictamente”, assim como a “proximidade entre Açorianos e Cabo-Verdianos”, que “enfrentam desafios comuns”.
O socialista realçou o “percurso de afirmação e progresso que o PAIVC implementou em Cabo Verde”, frisando que o PS e o PAICV “partilham afinidades ideológicas e geográficas”, tendo manifestado o desejo do PS/Açores de “continuar a potenciar esta relação”.
Lúcio Rodrigues destacou ainda a importância da Macaronésia, quer pelo seu “posicionamento geoestratégico, quer pela criação de sinergias entre os Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde”.
O congresso consagrou a Presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, recentemente reeleita, tendo sido eleitos os membros do Conselho Nacional e da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV, por 93% e 96% dos votos, respetivamente.