O Produto Interno Bruto (PIB), indicador que revela a evolução do estado da economia e a produção de riqueza, cresceu 2% nos Açores em 2016, novamente acima da média nacional, segundo dados revelados esta segunda-feira pelo Serviço Regional de Estatística que evidenciam a consolidação da retoma da economia regional.
“Os Açores registaram no último ano um crescimento, em termos reais, de dois por cento, significativamente superior ao país, que teve 1,4 por cento”, frisou o Vice-Presidente do Governo, destacando que “estes dados confirmam a consolidação da atividade económica” na Região.
Sérgio Ávila salientou ainda que a Região registou, “pelo terceiro ano consecutivo, um crescimento económico que tem vindo, sucessivamente, a ser cada vez mais consistente e consolidado”, após o período de recessão resultante da crise internacional.
“No último ano, conseguimos atingir o nível mais alto de crescimento económico referenciado nos últimos sete anos”, frisou.
Para o Vice-Presidente, os dados hoje divulgados demonstram também que “o crescimento económico nos Açores é uma realidade consistente, geradora de mais emprego e de mais riqueza”.