Os apoios aos alunos, a carreira dos Professores e as obras de melhoria do Parque escolar em todas as ilhas, estiveram em destaque na visita que os deputados do PS/Açores realizaram esta segunda-feira, à escola Básica e Integrada dos Arrifes. “Tem havido um grande investimento, por parte do Governo Regional e por parte do Partido Socialista, numa educação pública de qualidade, inclusiva, que garanta a igualdade e tem havido muita atenção quer aos professores, quer aos alunos”, adiantou Renata Correia Botelho.
A presidente da Comissão de Assuntos Sociais, realçou o “investimento muito grande” na requalificação das escolas: “Neste momento, em São Miguel, nós estamos a conhecer um franco investimento, que já aconteceu também nas outras ilhas, no parque escolar”. Em concreto sobre a Escola dos Arrifes, a deputada do PS/Açores referiu que “está previsto um investimento de quase 5 milhões de euros”, acrescentando que também está prevista uma intervenção na Escola de Rabo de Peixe e já estão em curso as obras nas Capelas.
Renata Correia Botelho sublinhou “a boa noticia que o Orçamento para 2020, também, trouxe”, e que diz respeito “ao acréscimo em cerca de 50%, do valor que o Governo Regional garante às escolas, para apoio na aquisição das refeições escolares o que, naturalmente, também se traduzirá numa qualidade maior das refeições escolares aos alunos - o que muito nos apraz registar”.
Ainda em declarações aos jornalistas, a parlamentar desmentiu as recentes afirmações do PSD/Açores sobre o suposto “desinvestimento na ação social escolar”, explicando que “a verba diminuiu em virtude de haver, neste momento e para ânimo de todos nós, menos pessoas a precisar - garantindo que todas as pessoas que precisem de ação social escolar, vão usufruir”. Renata Correia Botelho, acrescentou ainda que a verba também diminui “porque já está em marcha a gratuitidade dos manuais escolares”.
Em relação à situação dos professores nos Açores, Renata Correia Botelho sublinhou a importância da “contagem do tempo de serviço integral, que é exclusiva nos moldes em que está já a acontecer na Região Autónoma dos Açores”.