A deputada do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República solicitou, esta quarta-feira, informações ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre os investimentos em curso na esquadra da PSP da Ribeira Grande e do Comando Regional de Ponta Delgada.
Isabel Almeida Rodrigues, que participava na audição do Ministro, no âmbito da apreciação, na especialidade, do Orçamento de Estado para 2020, lembrava assim as necessidades importantes que continuam por suprir no Comando Regional dos Açores.
Ao nível das infraestruturas, e sublinhando a importância do anterior governo ter reconhecido a necessidade de melhorar as condições de várias esquadras da PSP na Região, a deputada socialista referiu a importância da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos dos Serviços de Segurança Interna, pelo levantamento de necessidades, definição de prioridades e execução de investimento que tem permitido fazer, afirmando que “no que respeita às infraestruturas localizadas nos Açores estão alocados investimentos da ordem dos cinco milhões de euros”.
Sublinhando ter sido com satisfação que se verificou, na anterior legislatura, as intervenções na esquadra de Velas, em São Jorge, na esquadra de São Roque do Pico, ambas as esquadras dos concelhos da ilha das Flores e a Divisão Policial da Horta, Isabel Almeida Rodrigues acrescentou ainda que o “Comando dos Açores foi identificado como segunda prioridade no que respeita à colocação de agentes da PSP”.
“Sem prejuízo do esforço que o Governo da República tem desenvolvido, da colaboração com que tem contado da parte do Governo Regional, que ascendia no final do ano passado a 2,5 milhões de euros, e da colaboração de algumas autarquias locais, persistem necessidades importantes por suprir no Comando Regional dos Açores”, lembrou a deputada.
Em resposta o Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, Antero Luís, afirmou que em relação ao Comando Distrital da PSP de Ponta Delgada, o mesmo se encontra “em projeto de planeamento, no sentido de se instalar em São Joaquim. Um investimento superior a dois milhões de euros”. No que à esquadra da Ribeira Grande diz respeito, a mesma encontra-se em fase de projeto.