O Presidente da Juventude Socialista dos Açores, Vílson Ponte Gomes, anunciou hoje que a estrutura iniciou um conjunto de reuniões com as Associações de Estudantes das escolas da Região, no sentido de ouvir e conhecer a realidade e vivências dos estudantes no processo de adaptação ao ensino à distância. Nesta primeira reunião marcaram presença os dirigentes das associações de estudantes das escolas Antero Quental, Colégio do Castanheiro, Escola Básica e Secundária do Nordeste e Tomás de Borba.
“A suspensão das aulas presenciais foi uma das importantes medidas tomadas para travar o contágio de COVID-19, onde as escolas se têm vindo a adaptar ao ensino à distância”, sublinhou Vílson Ponte Gomes, acrescentando que “todos os envolvidos na realização deste plano estão a fazer um esforço exemplar para que resulte, da melhor maneira, a adaptação a esta nova realidade, sem que os estudantes saiam prejudicados”.
Para o líder da JS/Açores, o atual momento que atravessamos expôs vários desafios aos quais é preciso dar uma resposta, “sob pena de se agravarem ainda mais as desigualdades sociais e o acesso à Educação”.
Nesse sentido, e salientando que a principal preocupação no momento presente passa por garantir a universalidade do acesso e a igualdade de oportunidades no que à Educação diz respeito, Vílson Ponte Gomes salientou ainda o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores que, “conseguiu dar uma resposta positiva a uma situação, sem precedentes, assegurando assim que o ensino e a escola continuem”.
“A JS Açores está do lado das soluções”, vincou, considerando ser preciso daqui para a frente, “continuar a acompanhar esta situação, que é não só inovadora, como excecional e requer de todos os intervenientes uma atenção redobrada”
O líder da Juventude Socialista dos Açores, saudou ainda a estratégia regional que alia a plataforma do Sistema de Gestão Escolar às emissões televisivas do “Aprender em Casa”, do canal da RTP/Açores, para além de disponibilizar conteúdos curriculares através da já implementada, plataforma REDA – Recursos Educativos Digitais Abertos.
Para o líder da JS/Açores, a experiência deste momento deverá ser vista como uma oportunidade para “abrir outras formas de ensino, não como uma transição imediata do ensino presencial para o ensino à distância, mas como um complemento”, referiu Vílson Ponte Gomes, salientando que “temos de tomar consciência de que o Ensino Digital é o futuro, e um futuro que sempre esteve no centro da nossa agenda”.