O Governo dos Açores, através da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), disponibiliza no seu portal na Internet, em www.riac.azores.gov.pt, novos meios de pagamento dos seus serviços acessíveis online, reforçando o leque de funcionalidades ao dispor dos cidadãos, que, assim, podem escolher pagar com recurso ao MBWAY, aos cartões de crédito de diversos processadores de pagamento nacionais e internacionais ou através de transferência bancária no Multibanco.
Esta medida pretende reforçar a comodidade no acesso aos serviços da Administração Pública Regional, entre outros, enquanto, simultaneamente, se oferecem alternativas de serviço à distância com toda a fiabilidade e segurança, no sentido de evitar deslocações desnecessárias e de contribuir para a prevenção da COVID-19.
No mesmo sentido, a RIAC irá continuar a trabalhar com vista a aumentar progressivamente as possibilidades e a diversidade de serviços online.
Foram também reforçados os meios da RIAC afetos à Linha de Apoio ao Cidadão, com o número 800 500 501, que permitem oferecer um novo serviço de apoio aos cidadãos na obtenção de informação sobre os diversos serviços da Administração Pública Regional, tendo em conta o encerramento com presença física daqueles que não são essenciais.
A Linha RIAC está habilitada a esclarecer os Açorianos sobre dúvidas de caráter não médico relacionadas com a situação na Região decorrente da pandemia do novo coronavírus, à semelhança do que já acontece com a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, criada especificamente pelo Governo dos Açores para esse efeito.
A Linha RIAC disponibiliza ainda informações sobre as medidas excecionais no apoio imediato à economia e à manutenção do emprego e do rendimento dos trabalhadores da responsabilidade do Governo dos Açores.
Para além disso, os Açorianos continuam a dispor de forma atualizada, sempre que se justifique, para as mesmas finalidades, do portal RIAC, em www.riac.azores.gov.pt, o qual disponibiliza igualmente acesso à referida Linha de Apoio ao Cidadão, do Governo dos Açores, por ‘chat’ ou Skype, no email riac@riac.gov.pt ou por mensagem na página do Facebook, em www.facebook.com/riac.gov.
A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, organismo na dependência da Vice-Presidência do Governo, foi criada com o propósito de racionalizar e modernizar o atendimento da Administração Regional, com vista à melhoria da interação desta com os cidadãos e empresas.
A RIAC oferece atualmente um vasto leque de serviços e de conteúdos informativos em diversas áreas, facilitando e simplificando o acesso dos cidadãos não só à Administração Pública Regional, mas também à Administração Central e Local, bem como a outras entidades públicas e privadas.
GaCS/SB