A Secretária Regional da Saúde afirmou hoje, em Santa Cruz, que “as deslocações de profissionais já foram retomadas, graças à normalização da circulação interilhas", adiantando que "a Unidade de Saúde da Ilha das Flores garantiu para este mês consultas de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Imagiologia, com toda a segurança”.
Teresa Machado Luciano, que falava à margem de uma visita à Unidade de Saúde da Ilha das Flores, sublinhou que “a deslocação de especialistas às ilhas sem hospital tem vindo a ganhar dimensão”, sendo que, em 2019, os Florentinos realizaram 1.142 consultas e 1.716 exames por esta via.
“Em 2019, as crianças das Flores passaram a fazer o seu acompanhamento de Pediatria na sua ilha, graças à deslocação de especialistas, tendo sido realizadas 113 consultas”, salientou.
Para 2020, está prevista a deslocação de 17 especialidades distintas, mais 11 do que em 2019, entre as quais Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Urologia, no total estimado de 1.010 consultas, mais 111 do que no ano anterior.
A titular da pasta da Saúde afirmou ainda que “a telemedicina teve um papel crucial, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus”, permitindo a continuidade das consultas de Dermatologia, com médico convencionado, de Psiquiatria e Nefrologia, com especialistas do Hospital da Horta, e da Dor, Reumatologia e Endocrinologia, com profissionais do Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.
“No contexto da pandemia de COVID-19, a atividade na Unidade de Saúde da Ilha das Lajes foi suspensa mas já regressou à normalidade no final de maio”, afirmou a titular da pasta da Saúde, adiantando que “as consultas de Medicina Dentária irão retomar em julho, tendo já sido implementadas todas as medidas de prevenção, para reforço da segurança de utentes e profissionais”.
A Unidade de Saúde da Ilha das Flores, que conta com 59 profissionais, realizou 1.109 consultas médicas em abril e 1.333 em maio.
(GaCS)