O Governo dos Açores apoiou financeiramente 417 jovens estudantes Açorianos deslocados nos meses de abril, maio e junho, no âmbito do apoio excecional criado durante a pandemia de COVID-19.
O Executivo regional criou um apoio extraordinário aos estudantes Açorianos que permaneceram fora da sua ilha de residência, apoiando as despesas de alojamento e alimentação.
Nesse sentido, foram atribuídos apoios entre 100 e 250 euros mensais para despesas de alojamento e alimentação, entre os meses de abril e junho, definidos com base no rendimento do agregado familiar e na perda de rendimentos das famílias devido à pandemia, apoios estes que acresceram aos outros apoios de âmbito social de que os estudantes usufruem.
Desta forma, terminado o período de vigência deste apoio extraordinário e estando normalizadas as ligações aéreas para a Região, a linha telefónica de apoio ao estudante deixa de funcionar, mantendo-se em funcionamento para esclarecimentos adicionais o email apoioestudantes@azores.gov.pt.
Para as questões clínicas relacionadas com a COVID-19, e especialmente se estiver com sintomas, não procure um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligue para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.
Para mais informação pode ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Em alternativa, podem também ser enviadas questões para o email esclarecimentocovid19@azores.gov.pt.
(GaCS)