O Presidente do Governo inaugurou hoje o Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira - TERINOV, um investimento de cerca de nove milhões de euros “de e para o futuro” desta ilha e dos Açores, pela capacidade que tem demonstrado para cativar empresas, impulsionar projetos empreendedores e criar riqueza e emprego.
“Nós estamos aqui a inaugurar bem mais do que um edifício. É certo que a face mais visível é aquela que é composta por estas antigas instalações de um hospital militar e da Universidade dos Açores, mas gostaria de realçar a ambição e a dimensão deste projeto”, salientou Vasco Cordeiro.
No início da visita do Governo à ilha Terceira, o Presidente do Governo realçou que o investimento no TERINOV permitiu, assim, requalificar uma importante zona urbana do concelho de Angra do Heroísmo, que passou a acolher um complexo científico e tecnológico funcional, moderno, crescentemente equipado e bastante apelativo.
Nesse sentido, adiantou que este parque já acolhe 37 projetos - 33 de natureza empresarial e quatro de cariz científico -, que são responsáveis por mais de 115 postos de trabalho qualificados nas principais áreas estratégicas para as quais está vocacionado, nomeadamente a Agroindústria, as Indústrias Culturais e Criativas e as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Além disso, 80% dos serviços prestados no TERINOV dirigirem-se a clientes do exterior da Região, sendo que existem empresas que trabalham exclusivamente para o mercado de exportação, sublinhou Vasco Cordeiro, destacando ainda a capacidade que apresenta para estabelecer parcerias com várias instituições, como a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a Universidade dos Açores, a Portugal Ventures, a rede Startup Europe, o Atlantic Internacional Research Centre – AIR Centre, a UMass Lowell e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras.
Segundo disse, é também neste parque que está sedeado o Centro de Operações Espaciais (COpE), dedicado ao programa europeu Space Surveillance and Tracking (SST).
“No final deste mês de julho ou no início de agosto, vão iniciar-se os trabalhos de montagem das infraestruturas e equipamentos, obras correspondem a um investimento superior a um milhão de euros, assumidos pelo Governo dos Açores e pelo Ministério da Defesa Nacional”, adiantou.
“Este é um empreendimento que, pelos seus objetivos, pela sua ambição, mas, sobretudo, pelos resultados que já apresenta, constitui-se como uma das molas impulsionadoras de uns novos Açores, abertos, de forma crescente, ao mundo, competindo com os melhores também em áreas de ponta, cada vez ambiciosos, qualificados e competitivos”, garantiu.
É para este alcançar estes objetivos que o Governo tem direcionado a capacidade de investimento e implementado medidas concretas, assegurou Vasco Cordeiro, ao anunciar, nesse sentido, o lançamento de um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento de mais de 700 mil euros.
Além disso, o Presidente do Governo anunciou que já foi adjudicado o investimento de 6,4 milhões de euros no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel, e que se traduz na construção do Centro Empresarial de Tecnologia de Informação e Comunicação.
De acordo com Vasco Cordeiro, a taxa de ocupação do NONAGON já atingiu os 100 por cento, acolhendo várias empresas de base tecnológica e cerca de 200 postos de trabalho direto.
(GaCS)