O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, decidiu aumentar o apoio às empresas do setor do turismo, no âmbito do Programa de Manutenção do Emprego, pretendendo, deste modo, incentivar ainda mais a manutenção do emprego e o auxílio às empresas de atividade turística na Região.
Na prática, o Executivo vai alargar para nove meses a referência de apoio à manutenção do emprego, por cada trabalhador, reforçando assim os apoios às empresas do setor turístico para manterem os seus postos de trabalho até ao final deste ano.
O Programa de Manutenção do Emprego é uma medida inovadora que permite às empresas açorianas receberem um subsídio, a fundo perdido, do Governo dos Açores para fazerem o pagamento no momento de reembolsarem os financiamentos obtidos nas linhas de crédito criadas para ajudar o tecido empresarial na resposta à pandemia de COVID-19.
Assim, esta medida, integrada na estratégia de incremento da retoma progressiva da economia na Região definida pelo Executivo, não só alivia a tesouraria das empresas açorianas na fase de reembolso dos financiamentos obtidos, como também assegura que os recursos às linhas de crédito específicas da COVID-19 não irão implicar um endividamento estrutural das empresas.
Este é mais um contributo fundamental do Governo dos Açores para ajudar a ultrapassar progressivamente os desafios da atual conjuntura, reforçando os apoios às empresas, criando mais incentivos para retomarem a normalidade da sua atividade empresarial, com reduzidos custos, e mais condições para assegurar a manutenção e estabilidade dos postos de trabalho existentes.
Deste modo, no prosseguimento de uma retoma económica sustentada, o Governo dos Açores cria mais um reforço do apoio às famílias e empresas açorianas, implementando apoios inovadores e excecionais, que significam uma vantagem acrescida face ao resto do país.
Para mais informações deve ser consultada a Direção Regional do Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC) através do email draic@azores.gov.pt ou do telefone 296 309 100.
(GaCS)