A Secretária Regional da Saúde assinou hoje, em Ponta Delgada, um acordo de cooperação financeira com o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica para a implementação do projeto ‘Trajeto Seguro 0’ em Rabo de Peixe, que visa promover estilos de vida saudáveis e prevenir dependências em contextos considerados vulneráveis.
Teresa Machado Luciano sublinhou que o projeto está em linha com as recomendações do Plano de Ação Regional de Prevenção e Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, sendo desenvolvido em parceria com o setor social e em complementaridade, privilegiando “uma intervenção de proximidade, precoce e que procura prevenir os problemas emocionais que levam a comportamentos de risco”.
A titular da pasta da Saúde referiu que a extensão do projeto a outros territórios e ilhas “dependerá da avaliação da implementação do projeto em Rabo de Peixe, sendo certo que iremos privilegiar os territórios identificados como prioritários no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social”.
O projeto ‘Trajeto Seguro 0’, que visa criar uma rede de acompanhamento de grávidas no período pré e pós-natal e dos respetivos filhos até aos três anos, será implementado sob coordenação da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e em parceria com a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, através da Unidade de Saúde de Rabo de Peixe.
Nesta fase, salientou a Secretária Regional, importa “ajudar as famílias a construírem o seu projeto de futuro, procurando garantir também a sua integração na comunidade”, adiantando que, em estádios posteriores, a intervenção irá incidir primeiro em crianças até aos três anos e depois em crianças dos três aos seis anos de idade.
O Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica já desenvolve, em parceria com a Secretaria Regional da Saúde, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, o projeto ‘Prevenir em Família e Comunidade’ em Rabo de Peixe e nos Fenais da Ajuda.
GaCS/SRS