O questionário de satisfação da Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24 relativo ao primeiro semestre de 2020 indica que 97% dos Açorianos que contactaram este serviço estão ‘muito satisfeitos’ com o atendimento e o apoio prestados.
Para a Secretária Regional de Saúde, estes resultados traduzem “a qualidade da informação que é transmitida pelos enfermeiros à população através da Linha de Saúde Açores”, demonstrando que “os utentes confiam e recorrem cada vez mais a este importante serviço, o que se reflete também no aumento de chamadas”.
O relatório refere que, entre janeiro e junho deste ano, mais de 98% das pessoas que contactaram a Linha de Saúde Açores seguiram as instruções dadas pelos enfermeiros e não necessitaram de recorrer a mais ajuda ou cuidados diferenciados após a avaliação inicial feita telefonicamente.
O documento conclui ainda que cerca de 97% dos utentes, no futuro, utilizariam a Linha de Saúde Açores como recurso em vez de se deslocar de imediato a uma unidade de saúde, facto que Teresa Machado Luciano considerou ser “muito positivo, pois atesta que o serviço está a corresponder a um dos seus principais objetivos”.
No caso das chamadas que terminaram com a marcação de consulta, 95% responderam que foram à consulta programada pela Linha de Saúde Açores.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores contactou 1.524 pessoas para aplicação dos questionários de satisfação no primeiro semestre de 2020, das quais 934 aceitaram responder.
A realização dos questionários de satisfação da Linha de Saúde Açores visa compreender, além do nível de satisfação dos utentes, os aspetos positivos e negativos do atendimento, triagem e aconselhamento fornecidos pelos enfermeiros, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado.
Os questionários são realizados mensalmente, sendo a avaliação realizada com base numa escala numérica de 1 a 5, em que 1 corresponde a ‘insatisfeito’ e 5 a ‘excelente’.
A Linha de Saúde Açores é um serviço de apoio a questões de saúde, acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, através do número 808 24 60 24, que permite ao utente esclarecer dúvidas sobre o estado de saúde e receber o aconselhamento e/ou encaminhamento mais adequado face à sua situação.
GaCS/SRS