Hélio Costa é o mandatário da candidatura do Partido Socialista Terceira às próximas eleições legislativas. Motorista de profissão, Hélio Costa tem 65 anos e é uma personalidade de reconhecido destaque na cultura terceirense.
Figura central do carnaval terceirense, Hélio Costa tinha 8 anos de idade quando participou pela primeira vez num Bailinho de Carnaval. Desde 1962 que continua ligado às manifestações carnavalescas, participando em Danças de Espada, Danças de Pandeiro, Bailinhos e Comédias, quer como dançarino, quer como músico e como ator. É patrono do Museu do Carnaval da Ilha Terceira.
Enquanto autor, estreou-se em 1985 e, desde então, já escreveu 1.305 enredos para Danças de Carnaval, apresentadas em palcos Açorianos, mas também nos Estados Unidos da América e no Canadá. Dez anos depois dessa estreia, foi convidado pelo Grupo de Carnaval Cultural Português de São José, na Califórnia, para ser o autor e personagem numa Dança de Pandeiro. Hélio Costa também escreveu obras para Marchas Populares e para Pezinhos do Divino Espírito Santo.
A 6 de Outubro de 2003 lançou o seu primeiro livro intitulado: Hélio Costa Autor do Carnaval dos Bravos. Quatro anos depois lançava o seu segundo livro - “Lava de Sentimentos” – e em 2011 saía a sua terceira obra, intitulada “Da Janela do meu Peito”.
O mandatário do PS/Terceira às eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores terminou a sua atividade como organizador de Danças de Carnaval, em 1996, com a Dança de Pandeiro “A voz das Estátuas”. No entanto, em 2007 participou, a convite do Centro Comunitário Grupo Amigos da Terceira Inc., no Primeiro Congresso de Carnaval, nos Estados Unidos.
Hélio Costa também se distingue a nível do associativismo, muito em concreto através da sua participação na Sociedade Progresso Lajense, da qual foi
Presidente (1993) e da Filarmónica da Sociedade Progresso Lajense, na qual foi dirigente e músico, durante 21 anos. Desde 1994 que assumiu a presidência do Conselho Fiscal da APALIT (Associação de Profissionais de Automóveis Ligeiros da Ilha Terceira).
O mandatário do PS/Terceira às eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores já foi distinguido com a insígnia Autonómica de Mérito Cívico, atribuída pelo Governo Regional dos Açores e com a medalha de valor cultural, atribuída pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, entre outras. Foi também homenageado por entidades como Junta de freguesia da Vila das Lajes, Centro Comunitário Grupo Amigos daTerceira Inc (EUA), Clube Portuguese American Center (EUA), entre outras.
Condecorações e Homenagens:
A 7 de Fevereiro de 1997 foi homenageado pela Casa da Cultura de Angra do Heroísmo.
A 20 de Junho de 1997 foi condecorado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória com a medalha de valor cultural.
A 15 de Outubro de 2001 foi homenageado pela Junta de freguesia da Vila das Lajes.
A 12 de Outubro de 2003 foi homenageado nos Estados Unidos pelo Centro Comunitário Grupo Amigos da Terceira Inc.
A 15 de Outubro foi homenageado nos Estados Unidos pelo Clube Portuguese American Center.
A 1 de Dezembro de 2005. A Assembleia de Freguesia da Vila das Lajes votou por unanimidade a atribuição do nome de Hélio Costa como Patrono Museu do Carnaval da Ilha Terceira
A 10 de Maio de 2016 foi agraciado pelo Governo Regional dos Açores com a insígnia Autonómica de Mérito Cívico
A 18 de Fevereiro de 2017 foi homenageado pela Câmara Municipal da Praia da Vitoria com a exposição o Carnaval de Hélio Costa.
A 1 de Fevereiro de 2020 foi homenageado pela Junta de Freguesia da Vila das Lajes aquando o 2º Congresso Internacional do Carnaval da Ilha
Terceira e a reinauguração do Museu de Carnaval da Ilha Terceira Hélio Costa
A 21 de Fevereiro de 2020 foi homenageado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória com a Medalha de Valor Cultural em prata vermeille.