O PS de S. Miguel considera que a recente visita do Governo dos Açores permitiu confirmar o significativo investimento público que está a ser concretizado em áreas como: a Agricultura, as Pescas, a Educação, a Energia, os Transportes, a Cultura, as Obras Públicas, entre outras. Para além dos compromissos assumidos, foram apresentados novos investimentos que são indispensáveis para o futuro da ilha de São Miguel, como motor económico e de desenvolvimento dos Açores.
Em destaque esteve a intervenção que está em curso no Porto de Ponta Delgada, que pela sua dimensão e alcance estratégico tem um impacto no todo regional. Essa intervenção vai ser reforçada com as obras no cais 12, previstas para o início do próximo mês, num investimento global superior a 45 milhões de euros, aos quais acrescem mais 10 milhões, da empresa Porto dos Açores, para aquisição de mais 20 equipamentos.
A visita permitiu acompanhar mais empreitadas em curso como, por exemplo, a requalificação e beneficiação da EBI das Capelas, um investimento superior a 7 milhões de euros e a obra de requalificação do Museu Carlos Machado, orçada em mais de 4 milhões de euros, que permitirá garantir uma melhor fruição de um dos mais importantes acervos culturais da Região.
Em relação às intervenções na rede viária, para além do concurso da variante Furnas-Povoação, foi assinado o contrato de empreitada da reformulação da interseção da Estrada Regional nº 1-1ª com o Foral Novo, em Água de Pau e lançado o concurso público para a construção da Variante à Estrada Regional nº 1-1ª, em São Roque.
O PS de São Miguel realça, ainda, o investimento de 1,7 milhões de euros realizado, em 2019, nos corpos de bombeiros da nossa ilha, dos quais 1,3 foram alocados para apoiar o transporte de doentes. Facto também muito positivo é o aumento registado no número de consultas médicas: Só nos primeiros seis meses deste ano, já foram realizadas mais de 192 mil consultas pela Unidade de Saúde de S. Miguel, ou seja, mais 15 mil consultas das realizadas em período homólogo, no ano anterior.
Na área social, de entre tudo o que já foi concretizado, o PS de S. Miguel salienta a importância da inauguração da residência assistida do Lar Luís Soares de Sousa, que permite um reforço de 16 camas; O investimento de mais de 4 milhões de euros para a instalação do Centro de Apoio à Deficiência e a conclusão da obra do Centro Intergeracional dos Arrifes, que ainda este ano reforça a capacidade para acolher 30 idosos em lar e mais 30 em Centro de Dia.
Relativamente às respostas na área da Habitação, para além de ter sido este Governo a resolver o secular problema dos “chãos de melhora” que afetava a vida de dezenas de famílias, arrancaram os procedimentos administrativos que vão beneficiar mais de 75 famílias carenciadas de Vila Franca do Campo e da Ribeira Grande.
No domínio da Agricultura, enfoque para as intervenções no concelho da Povoação, junto à Ribeira do Lagos e no caminho do Loural, que representam um investimento global de 199 mil euros, numa área com 27 hectares, para beneficiar duas dezenas de agricultores. Em Ponta Delgada, foi inaugurada a beneficiação do caminho agrícola do Marialves, um investimento superior a 117 mil euros que favorece mais de uma dezena de explorações agrícolas.
Muito mais está a ser feito e temos muito trabalho ainda pela frente. Este é um Governo de Ação que, também por este motivo, deixa muito incomodada a oposição. Os Açorianos em geral, e os micaelenses em particular, sabem que, com o PS e sob a liderança de Vasco Cordeiro, “P´rá Frente é que é Caminho”!