A Secretária Regional da Solidariedade Social frisou hoje, em Angra do Heroísmo, o apoio sistemático do Governo dos Açores na requalificação e melhoria das condições infraestruturais das várias valências sociais de apoio a idosos existentes na ilha Terceira.
Andreia Cardoso falava na cerimónia de assinatura de um contrato de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo para a requalificação das instalações do segundo piso da Estrutura Residencial para Idosos daquela instituição.
“Embora a disponibilidade de vagas para acolhimento dos idosos seja importante, não é, contudo, a única frente de ação em que este Governo está a apostar para criar as condições que respondam às necessidades da população mais idosa. A melhoria das condições já existentes é também uma prioridade”, disse.
A intervenção a realizar na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo vai permitir uma renovação das referidas instalações, dotando-as de melhores condições de higiene e de segurança para os utentes e de trabalho para os funcionários.
Trata-se de um investimento superior a 120 mil euros, com um financiamento de 81.750,00€ por parte do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social.
“Acreditamos estar assim a contribuir de modo decisivo para a melhoria da qualidade de vida de todos aqueles os que usufruem destas instalações, a começar pelos utentes, mas passando também pelos colaboradores, que verão melhoradas as condições para melhor prestarem os cuidados a quem deles necessita”, destacou Andreia Cardoso.
“Este apoio integra-se, assim, na estratégia desenvolvida pelo Governo dos Açores de reforçar, cada vez mais, a qualidade dos serviços que são prestados aos idosos, proporcionando-lhes uma resposta o mais ajustada possível às suas necessidades” acrescentou.
A responsável pela pasta da Solidariedade Social destacou ainda o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e de todos quantos colaboram com a instituição na prestação de cuidados aos mais idosos, assim como na parceria com o Governo na formação aos cuidadores formais de pessoas idosas e dependentes.
“A ação desta instituição tem sido de grande importância para a população idosa, pelo que nunca é demais manifestar o nosso apreço pelo trabalho desenvolvido, pois as instituições solidariedade social, são, como já referi por diversas vezes, o elo mais forte da nossa política social”, disse.
GaCS/AIC