O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou hoje que será aberto um aviso específico destinado aos jovens que se queiram instalar pela primeira vez na Agricultura nos Açores e beneficiem da passagem de terras ou explorações agrícolas no âmbito o regime jurídico da Cessação da Atividade Agrícola.
“O Governo dos Açores reconhece a necessidade de avançar com a abertura de um aviso especificamente para situações em que haja a passagem de terras ou explorações para jovens que ainda não estão instalados no setor agrícola e se queiram instalar”, referiu João Ponte, antes da reunião com o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.
“O apoio à Cessação da Atividade Agrícola, cujas candidaturas estão a decorrer até ao final de novembro, é uma das medidas em curso da reestruturação do setor leiteiro nos Açores e tudo o que possamos fazer para que mais agricultores queiram aderir é, certamente, positivo”, considerou João Ponte.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, que hoje dedicou o dia à diversificação agrícola, visitou uma exploração de produção de maracujá, no concelho da Ribeira Grande, cuja fruta é certificada como Denominação de Origem Protegida (DOP) e é comercializada dentro e fora da Região, visitando depois uma exploração de produção de batata.
Já no mercado agrícola de Santana, que ocorre todas as quintas-feiras, João Ponte contactou com produtores e constatou a diversidade e qualidade dos produtos agrícolas locais, alegando tratar-se de um local onde está bem espelhada aquilo que produzimos e o potencial que temos ainda por aproveitar quer para substituir importações quer para reforçar as nossas exportações.
“A verdade é que o setor da diversificação agrícola nos Açores tem vindo a crescer. Só na atual legislatura a área afeta à diversificação agrícola cresceu 40%”, revelou João Ponte, acrescentando que “25% dos jovens que entraram para o setor, nesta legislatura, dedicaram-se à diversificação agrícola”.
João Ponte terminou este dia dedicado à diversificação agrícola visitando uma exploração de produção de vinho, no concelho de Vila Franca do Campo.
GaCS/RM