O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que o Governo dos Açores vai prosseguir com o investimento na qualificação do mercado agrícola da ilha Terceira, para tornar o recinto ainda mais atrativo e funcional, tanto para quem compra como para quem vende.
“O recinto onde decorre este mercado agrícola semanal tem imenso potencial para atrair cada vez mais consumidores, daí que importa tudo fazer para continuar a corrigir e a melhorar o que ainda é necessário, de modo a gerar mais conforto e condições, tanto para quem vem comprar como para que vem vender”, referiu João Ponte, adiantando que este ano já foram realizados investimentos de melhoria ao nível da modernização das bancas de venda.
O governante, que falava à margem de uma visita ao mercado agrícola da ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, afirmou que o Governo dos Açores pretende continuar a trabalhar para apoiar o crescimento do peso do setor da diversificação agrícola na Região, de modo a reforçar a autossuficiência alimentar em termos de produções agrícolas, bem como as exportações.
“É muito positivo o caminho trilhado até agora ao nível da fruticultura, da horticultura, da floricultura, da vinha, entre outras produções nos Açores, mas a verdade é que temos potencial e capacidade para fazer ainda mais e melhor”, frisou.
João Ponte destacou que o crescimento do setor da diversificação agrícola é importante não só para reduzir as importações de bens alimentares que os Açores têm capacidade de produzir com qualidade, mas também aumentar a capacidade de exportação de alguns produtos, designadamente as frutas subtropicais, que se desenvolvem bem nos Açores.
“Este é o desafio que se coloca para o futuro e que certamente será vencido com união de esforços, com trabalho e com a implementação dos vários planos estratégicos e políticas de apoio que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver em termos agrícolas”, disse o Secretário Regional.
João Ponte salientou que, apesar de terem surgidos neste tempo de pandemia novos canais de comercialização das produções agrícolas, a verdade é que os mercados agrícolas continuam e continuarão a ter o seu espaço e importância, por isso o Governo Regional vai continuar a investir nesta infraestrutura para torná-la cada vez mais atrativa, funcional e capaz de responder às necessidades dos empresários e dos consumidores.
“Consumir o que é nosso é, certamente, muito importante para ajudar o setor a crescer e a melhorar o rendimento de quem produz, mas é também bom para a saúde dos consumidores, pois estão em causa produtos frescos e mais saudáveis”, considerou João Ponte, alegando que o mercado agrícola da ilha Terceira é um bom exemplo da evolução do setor agrícola nos Açores e da aposta crescente na qualidade das produções.
CaCS/RM