Mariana Ávila, Rofolfo Franca e Paulo Fagundes, candidatos do Partido Socialista da Ilha Terceira às eleições legislativas deste ano, visitaram as instalações do Pólo de desenvolvimento tecnológico da empresa Bool – Software Consulting, empresa que conta com cerca de uma dezena de programadores, no âmbito do projeto Terceira Tech Island (TTI), idealizado há cerca de dois anos e meio pelo Governo dos Açores.
Para Mariana Ávila, “este projeto do Governo dos Açores é traduzido na capacidade de atrair jovens qualificados na área das Tecnologias de Informação a voltarem à ilha através de múltiplas empresas que já instaladas, como também a possibilidade, já aproveitada por centenas de pessoas, de abraçarem uma nova carreira face aos salários acima da média, aliados à qualidade de vida com que nos deparamos cá”. Acrescentou ainda a candidata que “É de salientar que são projetos disruptivos como este que permitem à Ilha Terceira estar à frente do seu tempo e olhar para o futuro com coragem porque estamos a antecipar-nos para a digitalização da economia. Com o TTI, o Governo dos Açores mostrou que a Terceira tem e pode continuar a ter um papel ativo na fixação de empresas e de recursos humanos qualificados, com os olhos postos no mercado tecnológico Global”.
Até hoje, o projeto Terceira Tech Island permitiu a instalação de mais de 20 empresas e a criação de 170 postos de trabalho diretos.
Os objetivos principais do projeto TTI focam-se na criação de condições para a fixação de empresas na área tecnológica, de modo a permitir o desenvolvimento de software e a criação de postos de trabalho qualificado, pretendendo atenuar os efeitos sociais e económicos da redução do contingente norte-americano na Base das Lajes.
O projeto TTI tem sido um caso de sucesso emblemático em matéria de captação de investimento externo à Região, através da criação de condições para o desenvolvimento do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação e que já caracteriza a época em que vivemos – a da Digitalização.