“A ilha Terceira continua a ter, nesta fase, e vai continuar a ter, o maior número de ligações com o exterior, com três companhias a garantir essas ligações, com diversos estilos e diversas formas de atuar”, realçou Francisco Coelho, durante o debate em plenário sobre transportes e acessibilidades. Para o deputado do PS/Açores, eleito pela ilha Terceira, o assunto não pode ser analisado sem ter em conta quer a “imprevisibilidade” que marca o setor, quer “o efeito direto devastador que a pandemia e as suas sequelas tiveram”.
“Num período em que companhias de grande dimensão estão sendo intervencionadas, num período em que milhares e milhares de aviões se encontram no chão, vamos ter e temos já a garantia dessas três companhias a ligar, por exemplo, a Terceira ao exterior”, adiantou o parlamentar.
Para Francisco Coelho, “essa garantia é importante” e, assegurou, “o Governo e este Grupo Parlamentar continuarão a acompanhar uma situação extremamente volátil”, para que sejam cumpridas “as obrigações de serviço público ao nível regional, nacional e internacional”.
“Também estamos atentos àquilo que será a evolução e àquilo que será a retoma que todos bem queremos do nosso turismo”, acrescentou o deputado socialista, elogiando a “política deste Governo, designadamente, em matéria de acessibilidades, em matéria de acessibilidades aéreas e no que diz respeito à Ilha Terceira”.