O Grupo Parlamentar do PS/Açores que propôs a proibição da utilização do glifosato em todos os serviços da administração pública regional, em novembro, apoiou esta semana uma proposta da oposição que aumenta as restrições à utilização deste produto na Região. “Hoje nesta casa damos um passo importante, coerente, consciente, responsável, um passo num caminho que indiscutivelmente deve ser feito para a frente”, afirmou Marta Matos.
A deputada do PS/Açores defendeu que a “ausência de provas científicas definitivas não deve impedir a implementação de medidas limitadoras e de precaução – porque os valores que aqui são postos em causa são: a saúde pública, o bem-estar das populações e a sustentabilidade ambiental”.
Marta Matos garantiu: “São esses os valores a que nós damos prioridade como já o demonstramos, por exemplo, em novembro passado quando em sede de Plano e Orçamento o Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou uma iniciativa visando a proibição da utilização do glifosato em todos os serviços da administração pública regional a partir de 1 de janeiro de 2021”.
Agora, o GPPS vota favoravelmente “o alargamento das restrições à utilização de glifosato, definindo e assegurando os devidos meios de fiscalização, protegendo o nosso património natural e a nossa excelência ambiental em coerência com a afirmação dos Açores como destino turístico sustentável e acima de tudo protegendo a saúde de todos os Açorianos”.