O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, tem vindo a implementar em território continental novas ações, por via dos meios digitais, que intensificam a visibilidade e o consumo dos produtos e serviços com o selo “Marca Açores – Certificado pela Natureza”, num trabalho desenvolvido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), entidade gestora desta certificação.
Num ano atípico e sem a possibilidade de levar as empresas açorianas para o exterior, seja em território nacional, seja no estrangeiro, muitas são as ações que têm vindo a ser implementadas pelo Governo dos Açores para minimizar os constrangimentos provocados pela atual pandemia de Covid-19.
Nesse sentido, a “Marca Açores” tem vindo a apostar cada vez mais em campanhas digitais de comunicação, a aprofundar as parcerias de grande distribuição nacional que se materializam em novas campanhas com outras dinâmicas e em novos conteúdos direcionados ao consumidor final.
Estas ações serão intensificadas até ao final deste ano e terão continuidade em 2021, dando assim alternativas às empresas e aos consumidores neste “novo” normal.
Só no último semestre, apesar de todas as condicionantes, aderiram à “Marca Açores” três novos estabelecimentos, nomeadamente a loja Mercado das Ilhas, com um novo espaço no Mercado de Alvalade, em Lisboa, a loja Mercearia dos Açores, em plena baixa lisboeta, e a loja 100% Açores, em Coimbra.
A esta crescente oferta de produtos “Marca Açores” também se associam os grandes retalhistas nacionais, como o El Corte Inglés Portugal, que, pelo quinto ano consecutivo, realizou em setembro e em parceria com a SDEA, a Campanha Açores nos seus supermercados de Lisboa e Vila Nova de Gaia.
Durante o mês de outubro, o supermercado Intermarché de Massamá tem em destaque na sua loja várias dezenas de referências de produtos certificados pela “Marca Açores” e distribuídos pela empresa Mercado das Ilhas.
Entre novembro e dezembro será lançada uma campanha nacional, através de diferentes meios e plataformas, que irá apelar à compra, oferta e consumo de produtos “Marca Açores”, por via da visita física e/ou digital aos estabelecimentos aderentes a este “Certificado pela Natureza”.
Com estas iniciativas, o Governo dos Açores, através da SDEA, pretende minimizar os impactos económicos da atual pandemia, bem como consolidar a estratégia de acesso e fidelização dos produtos com o selo “Marca Açores” no mercado nacional, potenciando o aumento do consumo dos produtos regionais e, consequentemente, um aumento da exportação e da competitividade da economia açoriana.
Atualmente ostentam o selo “Marca Açores – Certificado pela Natureza” mais de quatro mil produtos, serviços e estabelecimentos.
(GaCS)