O deputado do PS/Açores, Tiago Branco, confrontou os deputados do PSD Faial sobre o facto de no programa do XIII Governo, não constar qualquer referência à ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Para Tiago Branco, esta omissão é ainda mais grave porque, nos últimos anos, os deputados social-democratas não pouparam críticas ao PS, exigindo uma comparticipação financeira da Região neste processo.
“O Partido Socialista foi coerente nesta matéria, considerando que o investimento na ampliação da pista do Aeroporto da Horta deve ser assumido e realizado pela VINCI e pelo Governo da República, mas o Partido Social-Democrata dos Açores – que suporta este novo governo – tem defendido um investimento tripartido que conte também com a participação financeira do Governo dos Açores”, realçou o Parlamentar.
Aliás, como recordou Tiago Branco, “há quatro anos, na discussão da proposta de Programa do Governo do Partido Socialista, o PSD pela voz do deputado Carlos Ferreira, criticou e manifestou desconfiança quanto à linguagem utilizada naquele documento sobre a ampliação do Aeroporto da Horta”. O socialista considera que, mais uma vez, fica patente que o PSD anuncia intenções quando, na verdade faz o seu contrário.
“Se as referências do Governo do Partido Socialista no seu programa ao Aeroporto da Horta eram consideradas insuficientes, o que tem a dizer o PSD das referências que não existem no programa de Governo liderado pelo próprio Partido Social Democrata?”, questionou o deputado socialista eleito pelo Faial.
“Esta posição do PSD revela não só uma total incoerência como desrespeito pelo que andaram a prometer aos Faialenses”, acrescentou Tiago Branco, que também questionou o novo Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia sobre o que vai fazer o Governo dos Açores para garantir a concretização desta antiga aspiração dos faialenses, uma vez que nada é dito sobre essa matéria no seu programa.