O deputado do PS/Açores, José Gabriel Eduardo, instou, esta terça-feira, o governo regional a pronunciar-se sobre a possível implementação, ou não, do sistema de incentivos de fixação de professores que se encontra estabelecido no Estatuto da Carreira Docente.
Recordando a recente aprovação na Assembleia Legislativa dos Açores da alteração ao regulamento do concurso do pessoal docente, o parlamentar socialista lembrou de ter sido colocada, na ocasião, a questão sobre o problema da fixação de professores nas ilhas mais pequenas, reforçando não ter havido resposta “sobre a estratégia que vai ser implementada no sentido de colmatar este problema”.
Para o socialista, e face a este problema que, conforme adianta, “se vai agudizar por via do novo regime de concurso criado por este governo e pelas bancadas que o suportam”, importa perceber se pretende o executivo implementar o sistema de incentivos à fixação de professores.
Ainda na ocasião, e referindo-se em específico às obras de reparação da Escola Básica e Secundária das Flores, o deputado do PS/Açores criticou a verba alocada na proposta de Plano e Orçamento da Região para esse fim, por considerar ser “manifestamente insuficiente para a intervenção necessária”.
Nesse sentido, e dirigindo-se à secretária regional da Educação, José Gabriel Eduardo solicitou esclarecimentos sobre que intervenções estão previstas para a Escola Básica e Secundária das Flores, questionando ainda o governo para quando se prevê o início da obra.