O Secretariado do PS/Terceira, enquanto representante, ao nível de ilha, do partido mais votado pelos terceirenses nas últimas Eleições Regionais, atento às declarações proferidas, ontem, na sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional dos Açores pelo Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia dos Açores, Mário Mota Borges, nas quais o mesmo afirmou que o “hub” logístico do porto da Praia da Vitória não é uma “prioridade”, vem publicamente manifestar o seu total desagrado, estupefacção e repúdio por mais esta opção deliberada do Governo dos Açores.
No passado dia 21 de setembro de 2020, o líder do PSD/Açores, actual Presidente do Governo dos Açores e então candidato às eleições regionais de 25 de Outubro - José Manuel Bolieiro - comprometeu-se a “revalorizar o potencial da ilha Terceira na sua centralidade” e a “apostar em plataformas logísticas” e na estratégia do Porto da Praia da Vitória que disse não querer adiar ou descurar.
Infelizmente esta é mais uma situação em que o maior partido da coligação que sustenta o actual Governo dos Açores, o PSD, faz tábua rasa e quebra uma promessa eleitoral assumida junto dos terceirenses.
É um dia triste para a ilha Terceira porque o Governo Regional demonstra pretender, intencionalmente, provocar uma perda de relevância da Ilha Terceira no contexto económico regional, sacrificando e desvalorizando os interesses futuros da nossa ilha. O PSD/Açores iludiu os terceirenses, pois, assumiu um compromisso que sabia – de antemão – não poder nem ter intenção de cumprir.
O PS/Terceira apela ao Governo dos Açores que dê continuidade ao trabalho que estava a ser desenvolvido no caminho de apetrechamento e de valorização desta importante infraestrutura, reforçando o seu posicionamento estratégico neste sector, quer a nível regional, a nível nacional e internacional
O Porto da Praia está mais capacitado e melhor preparado para responder às necessidades dos empresários terceirenses, fruto dos investimentos que os Governos do Partido Socialista realizaram sendo, nesse sentido, fundamental intensificar essa estratégia dando-lhe continuidade, nomeadamente, com a implementação do trabalho desenvolvido no âmbito do processo preparatório do referido “hub” logístico, uma que vez que está pronto o plano estratégico de ordenamento do Porto, o Bussiness Plan, a avaliação custo benefício, a declaração de impacte ambiental, as alterações legislativas necessárias para aumentar a viabilidade deste tipo de investimentos e o caderno de encargos.
Esta é, à semelhança e várias outras matérias até ao momento, mais uma prova de que com este Governo de Coligação PSD/CDS/PPM há uma clara intenção de fazer a Terceira perder importância no contexto económico regional. Este é o Governo que promete uma coisa em campanha eleitoral e faz o seu contrário quando tem o poder. Com isso, certamente, não protege os interesses dos terceirenses e dos Açorianos.