Rodolfo Franca criticou, esta quinta-feira, os “profundos cortes na área da Cultura que o Governo Regional prevê na sua proposta de Plano e Orçamento para 2022”.
O deputado do Grupo Parlamentar do PS falava à saída da audição da Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, no âmbito da análise ao Plano e Orçamento para 2022.
Rodolfo Franca denunciou que o investimento na área da Cultura “sofreu uma queda abrupta do ano 2020 para 2021, baixando dos 14 milhões de euros para cerca de 7 milhões de euros e em 2022, de acordo com aquilo que o Governo propõe agora, volta a perder mais 700 mil euros”.
“O principal corte é na chamada dinamização cultural, o que antevê que 2022 seja um ano de penumbra cultural nos Açores, caso estes documentos sejam aprovados no Parlamento”.
Rodolfo Franca criticou, ainda, o “desinvestimento na defesa e valorização do património arquitetónico e cultural que, entre 2020 e 2022 perde cerca de 7,7 milhões de euros, por opção política deste Governo”.
“Como noutras áreas, o que verificamos na Cultura é um desinvestimento generalizado. Além disso os documentos que nos chegam estão manifestamente mal pensados, deixam dúvidas e introduzem a confusão. Isto a somar às baixas taxas de execução deste Governo em 2021 não abona nada a favor da sua credibilidade”, realçou finalizou o deputado do PS, Rodolfo Franca.