“Quando o PS lidera, o Poder Local sai sempre fortalecido”, afirma Cristina Calisto

PS Açores - Há 12 horas

Cristina Calisto afirmou, esta sexta-feira, que quando o Partido Socialista lidera o país, “o Poder Local sai sempre fortalecido”, salientando que esse reforço resulta de uma aposta consistente na descentralização, no aumento das transferências financeiras para os municípios e na autonomia para agir com eficácia.

Para a Vice-Presidente do PS/Açores, que intervinha na sessão de abertura das Jornadas Autárquicas do partido, as próximas eleições autárquicas serão determinantes para reafirmar o compromisso do PS/A com o Poder Local, mas, também, “para demonstrarmos, mais uma vez, que o Partido Socialista é o partido das pessoas”.

De acordo com a coordenadora regional das eleições autárquicas 2025, o Partido Socialista quando se apresenta a eleições autárquicas tem um objetivo claro: “vencer nos 19 municípios dos Açores”, uma ambição sustentada por candidatos “comprometidos com os seus territórios, preparados para dar respostas concretas aos desafios locais e representar com dignidade os cidadãos açorianos”.

“Quando nos candidatamos, não o fazemos por fazer. Fazemo-lo com o compromisso de estar à altura dos problemas das nossas terras e com soluções que espelham os anseios da população. O nosso trabalho é de proximidade e é isso que nos distingue”, declarou Cristina Calisto, sublinhando que o PS é “o partido da resposta eficaz, da participação cívica e do desenvolvimento local”.

Reforçando o papel determinante das autarquias como primeira linha de apoio aos cidadãos, Cristina Calisto apontou as autarquias como “um dos maiores pilares da nossa democracia”, onde se constroem políticas reais de habitação, mobilidade, apoio social e desenvolvimento económico.

Na intervenção feita durante as Jornadas Autárquicas do PS Açores, a dirigente socialista frisou que este encontro é mais do que um momento formativo, “é um compromisso contínuo com o reforço da capacidade dos autarcas socialistas, com a valorização das suas competências e com a preparação para enfrentar, com solidez, os desafios da governação local”.