O Presidente do PS Açores, Francisco César, defendeu este sábado a importância da implementação de um Pacto Social que resulte da união de esforços entre Governo da República, Governo Regional, autarquias e comunidade civil, por forma a lançar iniciativas que fortaleçam a educação e impulsionem os índices de qualificação dos açorianos.
“A educação deve ser prioridade absoluta. Precisamos de políticas integradas que promovam o acompanhamento escolar, combatam o abandono e assegurem um futuro digno para todos os jovens açorianos”, afirmou Francisco César, durante a sessão de encerramento das Jornadas Autárquicas do PS/Açores.
Sublinhando o trabalho já realizado por vários autarcas socialistas no apoio aos estudantes, o líder do PS Açores sublinhou que este reforço de políticas educativas não será feito “empurrando o trabalho para cima dos autarcas”, para garantir que “cada interveniente terá a devida compensação financeira”.
Na ocasião, Francisco César alertou, ainda, não se poder continuar a ignorar os indicadores alarmantes de pobreza e de dependências registados na Região. “A taxa de risco de pobreza na nossa região é alarmante, e, no que toca às dependências, estamos num estado de alerta vermelho. O alcoolismo crónico e o consumo de substâncias psicoativas estão a destruir vidas, enquanto as respostas institucionais se deterioram”, afirmou.
Segundo o líder socialista, esta é uma questão que o PS levará novamente à Assembleia da República, propondo a realização de um estudo detalhado sobre a evolução das dependências nas Regiões Autónomas, tendo em conta os novos comportamentos aditivos e a realidade atual das comunidades.
“A nossa missão é clara: trabalhar, governar e transformar, sempre com as pessoas no centro das decisões. Não nos resignamos perante a falta de visão e a incapacidade de resposta dos Governos. Não aceitamos que os cidadãos sejam deixados para trás por promessas vazias e políticas injustas”, frisou.
O líder socialista açoriano reforçou ainda que o Partido Socialista se manterá firme na defesa da estabilidade, da justiça social e do progresso, com um compromisso inabalável com o futuro dos Açores e de Portugal.
“Queremos uma Região onde as famílias não tenham de escolher entre pagar contas ou investir na educação dos filhos. Onde os jovens possam sonhar e concretizar os seus projetos. Onde haja um ambiente fiscal justo, que permita às empresas crescerem e criarem empregos dignos”, finalizou o Presidente do PS Açores, Francisco César, para deixar, ainda, uma mensagem de confiança e mobilização: “Vamos vencer estas eleições, não só pelo PS, mas por todas as pessoas que acreditam num país e numa Região mais justos, mais prósperos e mais solidários. Unidos, fortes e determinados, construiremos esse futuro. Vamos juntos!”