Os vereadores do PS na Câmara Municipal da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, apresentaram ao Executivo de Alexandre Gaudêncio uma recomendação sobre “a necessidade urgente de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande”, para salientar que a utilização das verbas do PRR e do PO 2030 são uma oportunidade única para criar “um novo e mais funcional centro de saúde”.
Considerando as declarações do Secretário Regional da Saúde, que dava conta de investimentos previstos para alguns centros de saúde da Região, foi com surpresa que os Vereadores do PS não viram o Centro de Saúde da Ribeira Grande constar entre aqueles que seriam alvo de intervenção.
“Surpreendentemente, o Centro de Saúde da Ribeira Grande não se encontra entre estes investimentos, nem para uma desejada nova construção daquele equipamento, nem, no mínimo, para uma urgente intervenção no existente”, realçam os socialistas.
Na recomendação, apresentada e aprovada por unanimidade em reunião camarária, pode ler-se que “o Centro de Saúde da Ribeira Grande hoje está muito limitado nos serviços e nos recursos, não oferece condições de trabalho aos seus profissionais e muito menos aos cidadãos da Ribeira Grande”.
Os vereadores do PS lamentam que os 30 mil Ribeiragrandenses afetos ao Centro de Saúde da Ribeira Grande pareçam “continuar a ser filhos menores no acesso à Saúde”, naquele que é o 3º maior concelho dos Açores e o segundo maior em contribuição para o PIB regional.
“Não podemos ser esquecidos no investimento na Saúde. Os profissionais do Centro de Saúde da Ribeira Grande e todos os Ribeiragrandenses merecem mais”, defendem os vereadores socialistas.
Lurdes Alfinete e Artur Pimentel recomendaram que a Câmara da Ribeira Grande “promovesse, com urgência, uma reunião com a tutela para averiguar a decisão pública de investimento nos Centros de Saúde da Região, sem contemplar o Centro de Saúde da Ribeira Grande”, de forma a “reforçar, junto do Governo Regional, a urgência de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande ou, no mínimo, de uma robusta requalificação e modernização do equipamento atual”.
Como forma de agilizar esta necessidade que se arrasta há muitos anos, os socialistas pedem à autarquia que “procure identificar um local para uma possível relocalização do Centro de Saúde da Ribeira Grande, investindo num projeto para a construção de um novo Centro de Saúde, mostrando iniciativa e vontade de ir ao encontro da necessidade dos Ribeiragrandenses”.
Na recomendação, os socialistas apelam a “uma intervenção urgente no sentido de transformar aquele equipamento e de dotar os seus serviços das mínimas condições de apoio à população do Concelho, desde as suas infraestruturas ao seu mobiliário, passando pelo equipamento administrativo e técnico, privilegiando as condições de trabalho dos seus profissionais no desenvolvimento das suas funções, até ao acesso a Cidadãos com mobilidade reduzida”.
“Lamentavelmente, o Centro de Saúde da Ribeira Grande, que outrora apoiava, inclusive, os Concelhos vizinhos é hoje uma sombra do que foi. Está votado ao desprezo e ao esquecimento. Os seus profissionais e os Ribeiragrandenses merecem e desejam mais”, alertaram Lurdes Alfinete e Artur Pimentel.