Ao cabo de pouco mais de um ano de governação dos Açores, foi com espanto que o Partido Socialista dos Açores teve acesso a um comunicado de imprensa, assinado pelo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, a anunciar que o ‘Centro de Saúde de São Roque do Pico já possui um novo equipamento de raio-x’, ser remetido à comunicação social e assinado pelo PSD do Pico.
Verificamos, com tristeza, que aqueles que nos (des)governam, estando na governação regional, nomeando verdadeiros exércitos para a administração pública regional, engordando-a para limites nunca antes vistos, estão a trabalhar centrados unicamente e partidariamente no PSD.
O PS condena a promiscuidade que o PSD exibe entre aquilo que é a relação partidária e a governação, num claro abuso de poder que nada abona em favor dos Açorianos e que ameaça instalar uma governação totalitária.
Este é apenas o mais recente episódio da constante falta de ética e de respeito que o PSD/Açores apresenta para com as instituições regionais e é caso para nos questionarmos se os partidos que sustentam esta solução governativa – O CDS/PP, o PPM, a Iniciativa Liberal e o Chega – se identificam com toda esta promiscuidade.
O Partido Socialista congratula-se com o facto de a Unidade de Saúde da ilha do Pico ter recebido um novo equipamento que possa melhorar os serviços de saúde prestados aos picarotos, mas condena esta mistura de papéis que fazem lembrar velhos tiques muito conhecidos dos açorianos.
O PS rejeita estas atitudes condenáveis e estas recorrentes confusões entre aquilo que é a esfera partidária e aqueles que desempenham cargos de nomeação política na Administração Pública Regional.
São situações como esta que vão minando a crença dos Açorianos nas instituições democráticas e Autonómicas da nossa Região e, também, por isso, devem ser denunciadas e censuradas, para que nunca mais se voltem a repetir.