“É com grande satisfação e alegria que o Partido Socialista Açores assiste à primeira acostagem do navio Monte da Guia na nova ponte-cais do Porto das Lajes das Flores, saudando por isso todos os Florentinos que veem assim dado mais um passo importante para a normalização do abastecimento de mercadorias à Ilha das Flores”, refere José Gabriel Eduardo, Secretário Coordenador do Partido Socialista da Ilha das Flores.
O dirigente do Partido Socialista, ressalva que “em boa hora o Governo Regional do Partido Socialista decidiu-se, em menos de um ano após a passagem do Furacão Lorenzo, pelo lançamento da obra da ponte-cais para permitir, o quanto antes, o abastecimento regular à ilha das Flores. Ao invés disto, o atual Governo ainda não se decidiu pelo projeto, nem pelo lançamento da obra de requalificação total do Porto das Lajes e do seu molhe principal” justificando-o que “com este Governo Regional infelizmente temos assistido a atrasos sucessivos neste processo, o que tem prejudicado a vida dos Florentinos”.
“É por isso que repudiamos a propaganda da Senhora Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e do Governo Regional quando agora vem falar em “compromisso e palavra honrada”, reportando-se a uma obra que apenas lhe conhece o seu percurso final. Por outro lado, da obra a que deveria dedicar a maior atenção, não cumpre os prazos inicialmente anunciados e tem demonstrado passividade e falta de ação no processo de requalificação do Porto das Lajes, nomeadamente no que se refere ao molhe de proteção e cais principal, obra esta imprescindível até para salvaguarda da obra e da operacionalidade de manobra dos navios na nova ponte cais”, referindo ainda José Gabriel Eduardo.
Para o deputado socialista, “não podemos perder mais tempo, este processo tem de andar mais depressa, com prazos claros e que sejam cumpridos, com um cronograma de ação claro, evitando-se mais atrasos e constrangimentos para todos os Florentinos”.