“Tendo em conta as declarações do Secretário do Mar e Pescas ao Diário Insular de hoje, sobre a alegada “culpa” do Governo anterior sobre a criação do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo, é fundamental esclarecer que o Senhor Secretário já por duas vezes falhou o compromisso que assumiu perante o Parlamento dos Açores quando referiu que este Plano estaria concluído em 2021. Passados alguns meses, referiu que afinal estaria concluído em 2022 e pelo que verificamos agora nas declarações do Senhor Secretário a este jornal, pelos vistos também não estará concluído este ano”, refere Berto Messias, Vice-Presidente do PS Açores.
Berto Messias lamenta que, “o comportamento padrão do atual Governo Regional seja o de falar mal do passado, para disfarçar as incapacidades e, nalguns casos, incompetências a que assistimos todos os dias em vários sectores.”
“No final de 2020 este processo estava praticamente concluído, estando na fase de integração de respostas dos vários grupos de trabalho criados para o efeito, num trabalho técnico de grande qualidade que nos deveria orgulhar a todos”, afirma Berto Messias.
“O que se esperava era que o atual Secretário aproveitasse o trabalho muito bem feito pelos técnicos que acompanharam este processo e lhe desse o seguimento rápido e célere que esta matéria precisa, evitando que a Região tenha perdido dois anos devido às hesitações e inércia do Secretário do Mar e do Governo Regional”, refere Berto Messias.
Para o Vice-Presidente do PS Açores, “este é um dos assuntos centrais dos próximos anos para a afirmação da nossa Autonomia, que pode ter um contributo decisivo para crescimento económico dos Açores. Espera-se mais proatividade e empenho do Governo Regional, o que pelos vistos não tem acontecido”.