Tiago Lopes, deputado do Partido Socialista dos Açores, questionou esta quarta-feira o Governo Regional sobre a razão pela qual o Executivo ainda não ativou os Núcleos de Saúde Familiar nos postos de saúde das freguesias de Porto Judeu, Posto Santo e Terra-Chã, na ilha Terceira.
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, Tiago Lopes referiu que, estando estes postos inativos, a população residente nestas freguesias tem de se deslocar até Angra do Heroísmo para a obtenção de cuidados de saúde.
Após visitas e reuniões realizadas nas freguesias de Porto Judeu, Posto Santo e Terra-Chã “foi evidente a falta de resposta por parte do Governo Regional no que concerne à reposição de Núcleos de Saúde Familiar”, explicou.
“É de lembrar que foi promessa deste Governo apostar nos cuidados de saúde primários e em cuidados de proximidade”, mas que essa promessa não encontra expressão prática já que a população “se encontra há cerca de dois anos a aguardar resposta governamental, encontrando-se infraestruturas e equipamentos sem a utilização destinada”, considera o deputado.
Ademais, Tiago Lopes relembrou as recentes declarações públicas do Secretário Regional da Saúde relativamente à contratação de médicos de Medicina Geral e Familiar para a Unidade de Saúde da Ilha Terceira e considera ser necessário esclarecer “quantos realizaram o internato da especialidade em unidades de saúde da Região, qual o seu local de formação no âmbito do internato médico de especialização em Medicina Geral e Familiar e quantos concluíram a sua especialidade no ano corrente”.