O Presidente do PS/Açores alertou, esta sexta-feira, para o desafio demográfico que a Região enfrenta, para defender, a esse propósito, a adoção de uma abordagem coerente e estrutural que, a longo prazo, possa contrariar a perda de população que se tem vindo a verificar no arquipélago.
Para Vasco Cordeiro, que intervinha em mais uma sessão da iniciativa “Construir o Futuro - Que Açores Queremos?”, que decorreu na ilha Graciosa, e sendo a questão demográfica uma das principais ameaças ao crescimento de cada uma das ilhas, importa que sejam criadas medidas para combater este fenómeno.
“Desde logo, medidas do ponto de vista do acesso à educação ou à saúde, ou, em geral, políticas sociais são fundamentais para a fixação de população em cada uma das nossas ilhas, mas, também, políticas no âmbito da economia, que permitam a criação de oportunidades de emprego e desenvolvimento económico, e igualmente importante, medidas relacionadas com as acessibilidades”, defendeu o líder socialista, para salientar ser através dessas medidas que será possível combater o fenómeno da perda de população.
Para o Presidente do PS/Açores, o programa “Nascer Mais”, adotado pelo Governo Regional e que entrou em vigor esta sexta-feira, consistindo na atribuição de um plafond gratuito de 1.500 euros para uso nas farmácias, não vai no sentido de uma resposta coerente, estrutural e fundamentada ao problema demográfico da Região, dado que para o socialista “a atribuição de um cheque de 1.500 euros o que resolve é, em primeiro lugar, um problema do Governo e que é o de garantir o apoio de um dos partidos da coligação. Não é, seguramente, uma medida que, por si só, fomente a natalidade. Ou seja, pode garantir a sobrevivência política deste Governo, mas não resolve o problema demográfico da Região”
“O PS/Açores tem uma abordagem diferente. Estou convicto que a solução para esse desfio reside em investimentos na área social, nas acessibilidades e em políticas de desenvolvimento económico. Também aqui, na ilha Graciosa, esse tipo de medidas que, aparentemente nada tem a ver com a parte demográfica, é que acabará por levar a vencer esse desafio”, salientou o socialista.
Para o Presidente do PS/Açores, a perda de população é uma das principais ameaças que a Região enfrenta no médio/longo prazo, “constituindo uma verdadeira ameaça à sustentabilidade dos Açores como Região e, igualmente, uma das principais ameaças à nossa Autonomia”.
“É, por isso, que é tão importante que a resposta a esse desafio seja ancorada numa abordagem estrutural, coerente e devidamente fundamentada, ao invés de se resumir a medidas que criam a ideia de que tudo se resume a soluções de “varinha mágica”, defendeu o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.
No âmbito da iniciativa, “Construir o Futuro – Que Açores Queremos?”, o Presidente do PS/Açores está a percorrer todas as ilhas da Região, reunindo em sessões de debate com o objetivo de manter e reforçar o contacto com os militantes e simpatizantes do Partido, ouvindo-os sobre as respostas para os desafios atuais e futuros da Região.