Os deputados do PS eleitos pela ilha de Santa Maria defenderam que muito mais pode ser feito pela ilha e que a proposta de Plano e Orçamento do Executivo enferma de “omissões e erros de desconhecimento acerca desta ilha”.
Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa reuniram com a Mesa do Conselho de Ilha de Santa Maria, realçando que os Conselheiros “sentem que não são ouvidos pelo Governo Regional porque, após todo o seu trabalho, quase nada disso passou para os documentos orçamentais do próximo ano”.
A socialista realçou que a ilha de Santa Maria, com a proposta de Plano e Orçamento do Governo para o próximo ano, “perde 13 milhões de euros, uma redução de mais de 41% em relação a 2022”.
Joana Pombo frisou, igualmente, a “perda de mais de 600 mil euros entre a anteproposta e a proposta de plano de investimentos”, o que evidencia o “desinvestimento em Santa Maria”.
A parlamentar do PS defendeu um “maior investimento nas áreas social e empresarial”, assim como o “reforço de apoios aos idosos, às famílias e à juventude”, no próximo ano.
Por sua vez, João Vasco Costa realçou as medidas apresentadas pelo Presidente do PS/Açores esta semana, salientando a importância, para Santa Maria, da criação de um sistema de apoio que permita “reduzir os custos de transportes e, assim, estabilizar o preço das matérias-primas e mercadorias”.
O deputado sublinhou outra medida avançada pelo PS/A, que passa pela criação de um Programa de Apoio ao aumento dos custos de produção das empresas, “comparticipando o aumento do custo de aquisição de fatores de produção, desde que esse aumento não se reflita no preço de venda”.
“O PS/Açores já apresentou soluções a este Governo, que encaixou 50 milhões de euros a mais em receitas de que não estava à espera, do Orçamento do Estado, por via da inflação. O Governo Regional deveria usar estes 50 milhões para apoiar as famílias com estudantes deslocados, para garantir a gratuitidade de jardins de infância, apoiar as famílias com créditos à habitação e para baixar o preço dos combustíveis ao consumidor, abrangendo famílias e empresas”, realçou João Vasco Costa.
O deputado socialista criticou, ainda, o Governo Regional por “isolar Santa Maria em termos de transportes, promovendo a desigualdade territorial”. O parlamentar lamentou também que para 2023 “não esteja previsto qualquer investimento na Torre de Controlo Aéreo”.
“O Governo diz defender Santa Maria e os Açores, mas a realidade é que, com esta proposta de Plano e Orçamento para 2023, o Governo Regional poderia fazer muito mais pela ilha de Santa Maria, desde logo aceitando as propostas que o PS/A já apresentou, a favor de todos os Açorianos”, frisou o deputado do PS, João Vasco Costa.