Ana Luísa Luís realçou esta quarta-feira que o Governo Regional “deveria aumentar o financiamento dos três hospitais dos Açores e não reduzi-lo”.
A deputada socialista, eleita pela ilha do Faial, falava à saída de uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital da Horta.
Relativamente aquele hospital, Ana Luísa Luís sublinhou que o “financiamento do Governo Regional é 1,2 milhões de euros inferior em relação ao financiamento do ano 2021”, o que está, precisamente, em “contraciclo com o momento económico que atravessamos”.
“Com os efeitos da pandemia, com a guerra, com esta espiral inflacionista, em que sobem os preços de todos os medicamentos, provisões hospitalares e até o custo da própria energia, o Governo Regional deveria aumentar o financiamento dos nossos hospitais e não asfixiá-los”, defendeu a socialista.
Ana Luísa Luís destacou que este subfinanciamento se tem tornado “crónico” em todos os nossos hospitais, “desde 2021 a esta parte, ou seja, desde que este Governo da coligação tomou posse”.
A deputada do PS abordou também o “atraso na mudança da Unidade de Saúde de Ilha do Faial (USIF) para as novas instalações”, que estava previsto para o final do ano passado, mas que “chegados a abril de 2023, ainda nada se passou”.
“É uma inércia total. A USIF ainda não está nas novas instalações e o Hospital da Horta continua a aguardar pelas necessárias obras de requalificação da cobertura e tetos, pavimentos, caixilharias e redes de água, incêndio e vapor, cujo primeiro concurso foi lançado em agosto de 2021, tendo havido concursos desertos e revogados pelo próprio Governo, sem que se saiba quando será revista a situação. Até lá ficam os utentes e os profissionais do Hospital da Horta privados de uma melhoria de condições”, sinalizou Ana Luísa Luís.
A parlamentar socialista criticou que o Governo da coligação de direita “teime em atirar sempre as culpas para os Governos anteriores”, da responsabilidade do PS, lembrando que os Governos Regionais do Partido Socialista “investiram cerca de 14 milhões de euros na melhoria das infraestruturas de saúde”, designadamente “ao nível do serviço de urgência e do hospital de dia, assim como com a construção de raiz do novo edifício do centro de saúde da Horta”, sendo que a recuperação dos blocos A e B “estavam já previstos aquando do início desta legislatura” e as reparações urgentes de que este Hospital necessita são “uma responsabilidade deste Governo Regional”.
“As adversidades e as imprevisibilidades são inerentes ao ato de governar. O que este Governo já demonstrou é que é totalmente incapaz de ultrapassar as adversidades e antecipar as imprevisibilidades, as mesmas que enfrentam todos os dias as empresas e famílias Açorianas. Os Açorianos merecem um Governo mais capaz e mais proativo”, finalizou a deputada socialista, Ana Luísa Luís.