Andreia Cardoso realçou que o Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega está a “desperdiçar muitos milhões de euros em fundos comunitários que, se não fosse a incapacidade e incompetência deste Governo Regional, poderiam ajudar as famílias e as empresas dos Açores”, designadamente no âmbito do PO Açores 2020, PO Açores 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A vice-presidente do grupo parlamentar do PS falava à margem da reunião do grupo de trabalho para o acompanhamento e fiscalização da execução dos fundos europeus na Região Autónoma dos Açores, decorrida esta terça-feira, onde foi ouvida a Associação de Municípios dos Açores (AMRAA).
A parlamentar socialista frisou que esta audição permitiu “confirmar que a apregoada verba de 160 milhões de euros reservada para as autarquias não consta do PO Açores 2030”, adiantou Andreia Cardoso.
“Este foi, justamente, um dos aspetos que pretendíamos esclarecer com a AMRAA, que confirmou os alertas que o Partido Socialista tem vindo a fazer”, até porque “essa verba não está salvaguardada no PO Açores 2030”, sublinhou.
Andreia Cardoso sublinhou que, no PO Açores 2030, os municípios Açorianos ficarão “prejudicados”, uma vez que terão de “disputar fundos comunitários com outras entidades públicas e privadas, nos mesmos eixos de candidatura”.
Andreia Cardoso destacou que “também a AMRAA foi crítica do Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega”, por “ainda não ter aberto os avisos para candidaturas aos fundos europeus do PO Açores 2030”.
A socialista realçou, mais uma vez, que os Açores “estão em risco de perder milhões de euros em fundos comunitários no âmbito do PO Açores 2020”, devido à incapacidade e inoperância do Governo Regional.
“Os trabalhos deste grupo de trabalho têm vindo, infelizmente, a confirmar os alertas que o PS tem vindo a fazer, relativamente às oportunidades que os Açores estão a perder em termos de execução de fundos comunitários. O Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio do IL e do Chega, está a ser lento e incompetente na gestão destas importantíssimas verbas, que têm por objetivo que consigamos convergir com a Europa. E, com isso, perdem todos os Açorianos e perde a Região, que já foi considerada exemplar, em termos de execução de fundos comunitários”, finalizou a vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Andreia Cardoso.