Os deputados do PS eleitos pela ilha do Pico congratularam-se esta quarta-feira com a reabertura do Porto do Calhau do Monte, na freguesia da Candelária.
Mário Tomé e Marta Matos, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia da Candelária, Diogo Nunes, visitaram este porto, que estava encerrado pela autoridade marítima há 3 anos consecutivos, por “desleixo e inoperância” do Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega.
“Claramente, os obstáculos que impediam a reabertura daquele porto pela Capitania do Porto da Horta eram de fácil resolução, como vínhamos a alertar. Isto só vem confirmar que este Governo Regional esqueceu aquele porto na ilha do Pico durante três anos e, simplesmente, não quis resolver o problema. Foi preciso o Partido Socialista fazer pressão para reabrir o Porto do Calhau do Monte, para que os Picarotos possam usufruir daquela infraestrutura este verão”, frisou Mário Tomé.
O Porto Calhau do Monte é muito utilizado por embarcações de recreio, para atividades desportivas e também pela pesca profissional, tendo sido fustigado pelo Furacão Lorenzo há quase quatro anos atrás.
O deputado socialista realçou que “pela sua rápida resolução, deduzimos que bastou uma intervenção muito simples, para estarem reunidas as condições para reabrir o porto”, lamentando a postura “indiferente e apática do Governo Regional” em todo este processo.
Mário Tomé recordou que a obra, num valor inferior a meio milhão de euros, “foi iniciada em 2021 e tinha um prazo de execução de 180 dias”.
Já a deputada Marta Matos realçou o “grande empenho do presidente da Junta de Freguesia da Candelária, Diogo Nunes, na resolução deste problema”, que “indignou as pessoas do lugar do Calhau do Monte, devido à desconsideração de que foram alvo por parte deste Governo Regional”.
"As pessoas do Calhau do Monte e os picarotos em geral terão agora acesso, finalmente, após 3 anos de interdição, ao Porto do Calhau do Monte. O Partido Socialista deu o seu contributo, denunciando a situação, o que veio a resultar, alguns dias depois, na sua resolução”, finalizou a deputada do PS eleita pela ilha do Pico, Marta Matos.