O Partido Socialista do Nordeste manifestou a sua preocupação face ao “esvaziamento” da Escola Profissional do concelho e à falta de estratégia do Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e pela IL, em “privilegiar grandes centros urbanos em vez dos concelhos mais despovoados”.
Para o Secretariado do PS Nordeste, “é evidente a falta de estratégia do Governo Regional em matéria de educação, sendo que ao concentrar a oferta de cursos profissionais no concelho da Ribeira Grande, estão a prejudicar o Nordeste”.
“A Escola Profissional do Nordeste tem, e sempre teve, um importante papel na formação de jovens do nosso concelho, bem como na dinamização e desenvolvimento do concelho, mas, agora, parece que o Governo Regional pretende privilegiar um concelho em detrimento de outro, que já era mais despovoado”, consideraram os socialistas, para alertar para “a contradição deste Governo e evidente falta de estratégia”.
Na ocasião, o PS/Nordeste lamentou, ainda, que a Escola Profissional do concelho esteja “mesmo destinada a encerrar”, sendo que com a permissão de se abrirem cursos equivalentes aos profissionais no ensino regular, “o Governo Regional está a permitir a sobreposição da oferta formativa, num meio tão pequeno como o do Nordeste”.
“O Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, ao invés de investir em obras que poderiam canalizar mais recursos para o Nordeste, que poderiam alavancar o impacto económico e combater, desta forma, o evidente despovoamento do concelho, aposta em retirar os mais jovens de cá, promovendo a formação escolar destes num concelho que não o seu”, asseguraram.
A secção do Partido Socialista do Nordeste lamentou, ainda, que a Câmara Municipal não se manifeste, publicamente, “contra uma tentativa de esvaziamento da nossa Escola Profissional” e, com isto, “mais uma situação que prejudica toda a população do Nordeste”.