Sandra Dias Faria recordou, esta sexta-feira, que os Governos Regionais da responsabilidade do PS “sempre apoiaram e defenderam a Universidade dos Açores”.
A vice-presidente do GPPS falava no debate de um projeto de resolução apresentado pelo PSD, para que o Parlamento dos Açores exija que o Governo da República execute, até ao final deste ano, o contrato-programa estabelecido de reforço do financiamento acordado com a Universidade dos Açores, no valor global de 4,8 milhões de euros.
Sandra Dias Faria recordou que os Governos Regionais da responsabilidade do PS foram “responsáveis por desenhar o sistema científico que temos hoje na Região”, que criou condições para que “projetos desenvolvidos na Região possam dar resposta às necessidades que temos em diversas áreas”.
“Além disso, foi um Governo Regional do PS investiu 4,6 milhões de euros na criação de instalações para o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), no Faial. Foram Governos do PS que investiram mais de 12 milhões de euros em projetos de investigação em contexto do sistema científico regional, em contexto empresarial e também no financiamento à internacionalização”.
Sandra Dias Faria lembrou o “grande contributo que Vasco Cordeiro deu para a definição do contrato de 1,2 milhões de euros por ano, durante 4 anos, por parte do Governo da República à academia Açoriana”.
A esse respeito, Sandra Dias Faria recordou as declarações recentes do Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Vasco Cordeiro, que quando questionado sobre a falha do Governo da República no pagamento desse contrato de programa, afirmou publicamente “não estar satisfeito, porque aqui há uma falta de palavra, uma palavra dada que já deveria ter sido resolvida”, frisando que quer para o PS/Açores, quer para Vasco Cordeiro, “em primeiro lugar estará sempre a Universidade dos Açores, os interesses dos Açores e dos Açorianos”.
“À semelhança do que foi feito no passado, mantemos a nossa posição de apoio à Universidade dos Açores, mantemo-nos ao lado dos interesses da Universidade dos Açores”, finalizou a vice-presidente do GPPS, Sandra Dias Faria.
O PS votou favoravelmente o projeto de resolução apresentado pelo PSD, em defesa dos interesses da Universidade dos Açores.