No dia 27 de Maio o Secretariado da ilha Terceira do PS manifestou a sua profunda preocupação com o desinvestimento na saúde dos Terceirenses e consequente degradação dos serviços prestados e o abandono do investimento nos cuidados de saúde primários nas nossas freguesias, que resultavam do abandono pelo Governo regional dos açores da Ilha Terceira.
Identificamos as situações concretas de desinvestimento, quantificamos os cortes no orçamento da saúde para a terceira, o grande aumento das dividas no sector saúde na terceira e a falta de financiamento prometido.
Perante esta realidade devidamente comprovada e quantificada, o PSD Terceira em vez de juntar a sua voz na defesa dos terceirenses, veio procurar desmentir os factos, classificando na altura de “argumentos falaciosos” a realidade que denunciamos.
O tempo mais uma vez, veio nos dar razão, pois como oportunamente alertamos, a Conta da Região de 2022 e os Relatórios de Contas da Unidade de Saúde e do Hospital da Ilha Terceira, confirmam integralmente tudo o que o PS/Terceira afirmou a 27 de Maio, e desmentem o PSD/Terceira.
Efetivamente de acordo com o Relatório e Contas da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, a dívida da Unidade de Saúde da ilha Terceira, mais que triplicou, nos dois anos de governo PSD/PP, tendo aumentado em 5 milhões de euros a divida a fornecedores, desde que PSD/CDS são governo.
Mais grave ainda é justificarem este agravamento da situação financeira, com o incumprimento das transferências de verbas por parte do Governo Regional.
Esta situação é ainda mais preocupante quando o passivo do Hospital da Ilha Terceira, aumentou mais 8 milhões de euros, só no ultimo ano, fazendo que só em 2022 a dívida do sector da saúde na ilha Terceira tenha aumentado 11,4 milhões de euros , atingindo já os 57 milhões de euros no final do ano passado, o que evidencia e demonstra, ao contrario do prometido e anunciado, o abandono a que este Governo tem destinado a saúde dos Terceirenses.
Esta realidade assente nos dados oficiais do Governo confirmam o alerta do PS do desinvestimento na saúde dos terceirenses, e no abandono dos mais vulneráveis.
Em conclusão na saúde, como em muitos outros sectores, este Governo regional está a deixar a Ilha Terceira para trás, não cumprindo os seus compromissos.
Prometeram fazer mais e melhor, mas a realidade, é que alem de promessas por cumprir, estão a fazer muito menos e pior.
Perante esta evidencia sentida cada vez mais por todos os terceirenses, ao já não conseguirem justificar com o passado, a sua total incapacidade no presente e o seu deserto de perspectivas para o futuro, limitam-se a atacar quem tem a coragem de demonstrar a realidade, que tem vindo a ser comprovada sistematicamente.