A Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores e dirigente regional do PS/A, Andreia Cardoso, considerou hoje que o Governo Regional dos Açores apesar de estar a arrecadar mais receitas, nomeadamente, dos impostos dos Açorianos, está a falhar às famílias e às empresas Açorianas na criação de medidas que ajudem a ultrapassar o aumento do custo de vida generalizado.
“A falta de medidas para ajudar as famílias e as empresas é a nota característica deste Governo do PPM, do CDS e do PSD. Na Habitação, o Governo age a medo quando a situação exige determinação, coragem e capacidade de decisão. De 1 milhão de euros a que se comprometeu aplicar para ajudar as famílias devido à subida das taxas de juro, apenas aplicou menos de 200 mil euros. De uma estimativa de perto de 2000 famílias em situação particularmente difícil para satisfazer os seus encargos com os empréstimos, são um pouco mais de 200 aquelas que já tiveram os seus apoios publicados. Avolumam-se os pagamentos em atraso a fornecedores na Administração Regional e nas empresas públicas. Até numa medida tão óbvia e de justiça generalizada como a redução do imposto sobre os combustíveis para aliviar os encargos das famílias e das empresas, o Governo Regional é rápido a aumentar o preço dos combustíveis e lento no apoio”, referiu Andreia Cardoso.
“E o mais dramático e triste é que este Governo Regional tem muito mais dinheiro do que, por exemplo, o anterior Governo Regional do PS/A, mas, por se perder em lutas internas, inércias e indecisões, e, já agora, más escolhas, faz muito menos. Ouvi hoje as explicações do Senhor Secretário Regional Duarte Freitas a propósito do aumento do preço dos combustíveis. Mas aquilo que ele escondeu foi que, por exemplo, só em 2022, e só no IVA, ele recebeu 53 milhões de euros a mais do que tinha previsto no Orçamento desse ano. O que ele escondeu foi que, nos primeiros 8 meses deste ano, já recebeu mais 34 milhões de euros de impostos pagos pelos Açorianos do que em igual período do ano passado. O que ele escondeu foi que este Governo Regional do PPM, CDS e PSD, desde que iniciou funções, arrecadou mais 510 milhões de euros de receitas do que o anterior Governo Regional. E mesmo assim, em igual período, a gasolina aumentou 33 cêntimos, o gasóleo aumentou 43 cêntimos, e o gasóleo agrícola e o gasóleo pescas aumentaram, cada um, mais 54 cêntimos. Ao mesmo tempo, ainda, os Açores nunca deveram tanto dinheiro e nunca tiveram um défice tão descontrolado”, salientou a dirigente socialista.
“Isso não é uma gestão cautelosa. É sim, um descontrolo total e absoluto das finanças públicas por causa da incapacidade e da incompetência deste Governo Regional, com a fatura passada aos Açorianos”, concluiu.