“As ligações diretas do Faial, Pico e Santa Maria para Lisboa foram asseguradas pelo Governo do PS”, realçou Tiago Branco, esta segunda-feira, à marguem da audição ao ex-Presidente do Conselho de Administração da SATA, Luís Parreirão, realizada na Comissão de Inquérito à Gestão da companhia aérea açoriana.
“Dúvidas houvesse, foram desfeitas com a audição do Dr. Luís Parreirão, ex-presidente do Conselho de Administração da SATA, que confirmou que foi o Governo do PS, presidido por Vasco Cordeiro, que deu orientações à SATA para assegurar as ligações diretas entre Lisboa e o Faial, Pico e Santa Maria”, afirmou o deputado.
Tiago Branco defendeu que é preciso recordar que esta decisão, em 2015, foi “crucial” para que estas ilhas não ficassem sem ligações diretas a Lisboa, depois da decisão da TAP de abandonar essas operações, quando o Governo da República era liderado pelo PSD e CDS-PP.
O parlamentar disse ficar claro quem assegurou estas rotas que “servem a população destas ilhas e contribuem diariamente para reforçar a coesão regional e promover a mobilidade em toda a nossa Região”.
“É inegável, para a população e agentes económicos destas ilhas, a importância destas ligações, motivo pelo qual é muito importante ter a Azores Airlines a servir os Açores e os Açorianos”, acrescentou Tiago Branco concluindo que “a privatização de quase 85% do capital da SATA pode pôr em causa esse desígnio”.