Vasco Cordeiro defendeu a necessidade dos Açores “recuperarem o tempo perdido nos últimos três anos” e o “ritmo de decisão, de investimento público, de progresso, de medidas que ajudem ao desenvolvimento das comunidades e de cada uma das nossas ilhas”.
O Presidente do PS/Açores falava em visita ao parque habitacional do aeroporto de Santa Maria.
Vasco Cordeiro realçou que a ilha de Santa Maria apresenta carências de habitação, algo que “poderia ser ultrapassado com a recuperação de algumas das habitações que já existem, mas que estão degradadas, concretamente, na zona do aeroporto”.
O líder dos socialistas Açorianos entende, igualmente, que é preciso “retomar os transportes marítimos para Santa Maria”, naquilo que tem a ver com “as condições de abastecimento da ilha em termos de mercadorias, mas também com os transportes de passageiros”, recordando que foi o Governo Regional do PSD/CDS/PPM que “tornou a ilha de Santa Maria mais distante”, ao decidir interromper o transporte marítimo de passageiros e viaturas.
“Esta é uma matéria que deveria ser um elemento de coesão da Região e, fruto dessa decisão do Governo Regional, não é”, frisou.
Vasco Cordeiro considerou ainda essencial recuperar o tempo perdido com o projeto espacial para Santa Maria, um dossier que tinha “um conjunto de matérias que estavam já encaminhadas e em fase de decisão”, sendo a mais evidente o concurso para o Spaceport, que o Governo Regional PSD/CDS/PPM decidiu reiniciar.
O Presidente do PS/Açores entende que o projeto espacial de Santa Maria “deve ser recuperado”, como “uma das vias de desenvolvimento e de progresso para a ilha, com tudo aquilo que isso tem de consequências e de efeitos positivos, quer em termos de desenvolvimento económico, de criação de riqueza, mas também de criação de emprego”.
“É necessário também aqui, em Santa Maria, recuperar um ritmo de coesão, de progresso, de desenvolvimento. Recuperar o tempo perdido naquilo que são projetos essenciais para os Marienses, para a Ilha de Santa Maria e, sendo importantes para Santa Maria, são claramente importantes para os Açores”, finalizou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.